Oscar 2017: Brasil está fora da disputa - Unijuí

Oscar 2017: Brasil está fora da disputa

O Brasil mais uma vez ficou de fora da disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Muitos culpam o filme escolhido pela eliminação.

Neste ano, o escolhido foi Pequeno Segredo, de David Schurmann. O filme conta a história de Kat, a filha adotiva de Heloisa e Vilfredo Schurmann. A história também foi inspirado no livro Pequeno segredo: A lição de vida de Kat para a família Schurmann, que logo se tornou um best-seller. Julia Lemmertz, Maria Flor, Marcello Antony, Fionnula Flanagan, Mariana Goulart e Errol Shand formam o elenco.

A escolha gerou muita polêmica. Isso porque o filme preferido e dado como certo era Aquarius, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Sônia Braga. A preferência era tão grande, que produções como Boi Neon, de Gabriel Mascaro e Mãe Só Tem Uma, de Anna Muylaert, não se submeteram, para que os votos se concentrassem em Aquarius.

Acredita-se que o principal fator que atuou contra a escolha do filme tenha sido o protesto do elenco em sua noite de estreia no Festival de Cannes. Os atores fizeram protestos contra o atual presidente da república, Michel Temer.

O histórico do Brasil na premiação

O Brasil está em um longo jejum de indicações ao Oscar. A última vez que nosso país foi indicado ao prêmio foi em 1999, com Central do Brasil. Antes dele, concorreram O que é isso, companheiro?, em 1998, O quatrilho, em 1996 e O pagador de promessas, de 1963.

Em alguns anos recentes, longas como Que Horas Ela Volta?Hoje Eu Quero Voltar Sozinho O Som Ao Redor foram os escolhidos pelo Brasil para serem nossos representantes, mas o filmes não conseguiram a aguardada indicação.

Os filmes pré-indicados para concorrerem à categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 2017 são:

Tanna (Austrália)
É Apenas o Fim do Mundo (Canadá)
Land of Mine (Dinamarca)
Toni Erdmann (Alemanha)
O Apartamento (Irã)
The King’s Choice (Noruega)
Paradise (Rússia)
A Man Called Ove (Suécia)
My Life as a Zucchini (Suíça)

Destes, apenas cinco conseguirão indicação. Quais são suas apostas?

Fonte: A Gambiarra