"Não é dia de comemorações ou de alegria, hoje é dia de reflexão!" Com essa frase, a professora da Unijuí Joice Nielson abriu os debates alusivos ao Dia Internacional da Mulher. Promovido pelo Programa Sinergia e Museu Antropológico Diretor Pestana (MAPD), o evento Da luta eu não fujo - A força das mulheres na sociedade reuniu professores, técnicos administrativos e comunidade acadêmica para falar sobre gênero, feminismo e empoderamento.
Do palco do Salão de Atos da Unijuí, Joice comentou a necessidade de se pensar num modelo de criação mais igualitário, tanto para meninas quanto para meninos. "Devemos chegar num momento em que não precisaremos ter um Dia da Mulher, pois todo dia será dia de igualdade", concluiu a professora.
A programação do evento se estende com a exposição Da Luta eu Não Fujo - As trabalhadoras rurais em Ijuí, coordenada pelo MAPD. As peças podem ser encontradas no Hall da Biblioteca Mário Osório Marques de 6 a 10 de março; nos dias 13 e 31 de março, os trabalhos estarão na Sala de Exposições do Museu; e, em 16 de março, a ação segue no Parque de Exposições Wanderley Burmann.