Estudantes na Etiópia aprendem inglês cantando “Even Flow” do Pearl Jam - Unijuí

Estudantes na Etiópia aprendem inglês cantando “Even Flow” do Pearl Jam

A música é uma língua global. Ela tem o poder de curar e unir em muitos aspectos; mas ela também é uma fundamental ferramenta de ensino. É isso que um membro da Peace Corps observou ao tentar ensinar inglês para seus alunos do 9º ano no norte da Etiópia. Grande fã do rock dos anos 90, Matt Westerberg procurou alguma música do Pearl Jam que fosse inspiradora para utilizar em uma de suas aulas e o resultado é emocionante.

“Even Flow” do Pearl Jam

Matt conta que um dia ele escreveu o refrão de Even Flow no quadro, mas como uma brincadeira. No início ele pensou que seria uma forma divertida para as crianças tentarem aprender a música.

"Eles riram o tempo todo. No outro dia, eles pediram para tentar de novo. Se transformou em uma ferramenta motivacional."

E logo, o que começou como uma maneira divertida de expor seus alunos ao inglês, se tornou rapidamente em algo muito maior.

"No início, tudo era apenas uma brincadeira, mas depois de algum tempo, os alunos começaram a realmente construir confiança através da aprendizagem com a música. As crianças que eram tímidas e quietas durante o ano inteiro de repente começaram a se sentir mais confidente e a falar em sala de aula, e adoraram participar da canção."

Matt e um colega da Peace Corps conseguiram capturar em vídeo alguns desses momentos únicos das crianças cantando Even Flow, e com as imagens eles construíram um vídeo completo, cheio de momentos inspiradores e que dão aquele calorzinho no coração.

Além da música do Pearl Jam, Matt conta que eles tentaram ainda outras canções, como Under the Bridge do Red Hot Chili Peppers e Enter Sandman do Metallica. A condição era que eles terminassem suas atividades a tempo e assim poderiam praticar as letras antes da próxima aula. Que a inciativa seja seguida por outros professores!

Fonte: A Gambiarra