Ensino Superior comemora 60 anos na região com homenagens ao professor Argemiro Jacob Brum - Unijuí

Em comemoração aos 60 anos de história do Ensino Superior na região Noroeste, a Unijuí realizou na tarde desta quinta-feira, 16, um evento alusivo ao aniversário de fundação da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras (FAFI), que mais tarde daria origem à Universidade. Reunindo alunos, professores, funcionários e entidades externas, a cerimônia contou com homenagem ao professor Argemiro Jacob Brum, cujo trabalho e dedicação permearam por quase toda essa trajetória.

Na ocasião, o professor e ex-colega de Brum, Jaeme Callai, do Departamento de Humanidades e Educação (DHE) da Unijuí, fez uma fala sobre a história de Argemiro e sua contribuição para o desenvolvimento do Ensino Superior na região. Na sequência, a jornalista, escritora e filha, Eliane Brum, compartilhou com o público a fala “Viviário” de Argemiro Jacob Brum”. "Como filha eu lembro de um pai que foi meu e também pai dessa Universidade. Era nesse lugar concreto e simbólico que meu pai dava sentido para seu ser", disse Eliane.

Entre as histórias contadas pela escritora, ela cita o motivo de ter se tornado escritora: "Eu penso que me tornei escritora no dia que fiz uma arte terrível. Meu pai havia passado a noite escrevendo um discurso para algum evento da FIDENE e eu o espiava até a hora de dormir, quando ele terminou, na outra manhã, transpassada de ciúme, cortei o discurso em pedacinhos. Aquela época não tinha computador, o papel era tudo que ele tinha. Eu apanhei do pai pela primeira vez. Brinco que foi ali que me tornei escritora". Ouça a fala de Eliane na íntegra logo abaixo:

Também filho do docente, o professor Argemiro Luis Brum disse, em entrevista à Unijuí FM, ser uma alegria ver a instituição lembrando de seu pai com uma homenagem como essa. "Ele (Argemiro) sempre nos explicou a importância de se dedicar à instituição, e fomos aprendendo com o tempo", ele comentou. "É um legado que vai ficar para sempre!"

A reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring, também falou, em entrevista, sobre a proposta do ex-reitor Martinho Luís Kelm em transformar o Salão de Atos em Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. "É um momento de tristeza pela perda de um professor fundador da instituição, mas este ato também nos mostra um pouco do sentido de materializar a própria obra dele", explicou. Cátia também mencionou o fato de o espaço reunir os momentos mais especiais da Universidade, entre grandes eventos; congressos; seminários e formaturas. Confira os áudios abaixo:

A Unijuí FM esteve na cobertura e transmissão ao vivo do evento, marcado pela denominação do Salão de Atos da Biblioteca Mário Osório Marques como "Argemiro Jacob Brum", em homenagem ao docente. Confira na galeria de fotos abaixo: