De "Tropicalia" a "Paêbirú", livro compila os cem melhores discos psicodélicos lançados no Brasil - Unijuí

De "Tropicalia" a "Paêbirú", livro compila os cem melhores discos psicodélicos lançados no Brasil


Em junho de 1967, os Beatles introduziam o grande público à psicodelia lançando o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Não demorou um ano para que os ecos lisérgicos chegassem por aqui, transformando de maneira definitiva a música brasileira. Encoberto pela poeira do tempo, esse tresloucado episódio da nossa história musical foi recuperado pelo jornalista Bento Araujo em Lindo sonho delirante – 100 discos psicodélicos do Brasil.

Em formato de catálogo, o livro faz um recorte daqueles que teriam sido os principais lançamentos do subgênero doidão do rock no Brasil, começando pelo disco coletivo Tropicália ou panis et circencis, de 1968, e finalizando com Paêbirú – Caminho da montanha do sol, de Zé Ramalho e Lula Côrtes, de 1975. Entre eles, 98 outros álbuns que apresentam desde a fase psicodélica pouco conhecida de gente muito conhecida – como Caetano Veloso, Ronnie Von, Gal Costa, Alceu Valença e Jorge Ben Jor – até nomes que são referência até hoje, como Mutantes, O Têrço, Som Imaginário e Novos Bahianos (sim, com H).

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– O plano inicial seria resenhar os cem discos dos primórdios até hoje, ou seja, os cem discos psicodélicos "de todos os tempos" do Brasil. Porém, a coisa saiu do controle e fiquei com muito mais que cem álbuns para incluir no livro – explica Araujo, em entrevista concedida por e-mail a ZH.

O resultado são 232 páginas de letras viajandonas, iconografia ousada (ou simplesmente maluca), cruzamento de gêneros, experimentações de estúdio e nenhum pudor musical. Muitas bandas duraram apenas um ou dois discos, como os hoje cultuadíssimos Brazilian Octopus e Módulo 1000, enquanto outros mantiveram o experimentalismo ao longo da carreira – casos de Tom Zé, Arnaldo Baptista e Marcos Valle.

Lindo sonho delirante, porém, vai além de matar uma eventual curiosidade. Criador do projeto Poeira Zine, que desde 2003 mira a música independente que pouca ou nenhuma atenção recebe fora dos seus respectivos nichos, Araujo resgata nomes importantíssimos do período – como a banda carioca Os Brazões, que acompanhava de Gal Costa a Jards Macalé, e os gaúchos do Liverpool.

O processo de pesquisa durou cerca de dois anos, com Araujo vasculhando os arquivos de jornais e revistas da época e, muitas vezes, falando diretamente com os próprios envolvidos nos trabalhos. Pouca coisa ficou de fora, ele garante, embora o trabalho tenha sido mais difícil do que imaginado inicialmente.

– A raridade que mais deu trabalho foi o compacto da OrianaMaria, lançado em 1974. Ela (Anamaria) foi esposa de Marcos Valle e depois caiu de cabeça na contracultura e no rock psicodélico. Gravou esse compacto na Argentina e depois sumiu, até virar a "mulher de branco de Ipanema". Poucas cópias existem e foi bem difícil levantar essa história e ouvir esse material. Eu nunca havia lido nada sobre esse compacto, nem mesmo na internet – comenta Araujo.

Para botar o livro na rua, Araujo apelou para o sistema de financiamento coletivo. A ideia de uma obra que compilasse um período tão obscuro quanto rico chamou a atenção de muita gente de fora do país – fato determinante para que Lindo sonho delirante saísse em edição bilíngue.

– O culto fora do Brasil é imenso, inclusive com diversos selos especializados em relançamentos de pérolas da música brasileira. É gratificante saber que a nossa música é respeitada dessa forma. O que falta é o pessoal daqui sacar mais tudo isso que aconteceu. Mas acho que estamos evoluindo nesse sentido e espero que muitos livros como esse pintem daqui para a frente. Tem uma garotada agora superantenada, o que me deixa extremamente feliz.

Fonte: Zero Hora


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