Coldplay constrói clipe retrô, histórico e surreal em “Up&Up” - Unijuí

Coldplay constrói clipe retrô, histórico e surreal em “Up&Up”


O Coldplay lançou hoje, dia 16, mais um clipe do seu mais recente disco, A Head Full Of Dreams. Desta vez a música escolhida foi Up&Up, uma baladinha que surpreendentemente sai do maçante som colorido que a banda vem fazendo ultimamente.

Para este novo vídeo, o grupo liderado por Chris Martin se apegou a elementos retrôs, uma viagem surreal e uma perspectiva de gigantes para os personagens, bem como os outros integrantes do Coldplay.

Clipe de “Up&Up” relembra áureos tempos do Coldplay

Coldplay sempre foi uma banda “8 ou 80“, mas ultimamente os aspectos sonoros característicos do grupo ficaram um pouco para trás, deixando os fãs saudosos de sucessos como Fix You, Yellow e até de Viva La Vida, música que de certa forma marcou esta transição do pop-rock melancólico para os gritinhos felizes.

Up&Up já era uma música que destoava um pouco de tudo aquilo que encontramos em A Head Full Of Dreams, e talvez por isso seu clipe teve uma maior apuração. Nada de efeitos visuais carregados, como aqueles gorilas dançantes em Adventure Of a Lifetime; nada de profusão de cores e uma Beyoncé forçada em Hymn For The Weekend.

Por mais que Up&Up se diferencie das suas irmãs, a música continua bem longe do que os fãs se acostumaram a gostar, mas o apoio deste clipe surreal relembra de fato os áureos tempos do Coldplay.

Criatividade e crítica histórico-social

A concepção e criação ficou a cargo de Vania Heymann e Gal Muggia, que transformaram Chris, Jonny Buckland, Will Champion e Guy Berryman em gigantes performando em um mundo surreal.

Como resultado, uma estética visual apurada, que mescla céu e mar, animais interagindo com seres humanos em locais não habituais, e os próprios humanos, em diferentes escalas, também convivendo com localizações surreais.

Desde um vulcão que expele pipocas, passando por tartarugas no ar, pássaros nos oceanos, madadoras em xícaras de chá, até chegar em uma criança brincando num balanço preso na Estação Espacial Internacional ou nos integrantes da banda tocando entre as nuvens ou sentados ao lado de cidades; tudo fica incrível e surpreendente no final.

Deve-se ressaltar também os personagens antigos, como mulheres em maiôs retrôs e outras roupas das décadas de 20 a 50. Estes personagens também são responsáveis por, junto da estética, inserirem pontos de críticas sociais ou momentos históricos que marcaram o mundo ontem e hoje.

Vemos, por exemplo, um navio de refugiados que na verdade é uma banheira em tamanho real, um muro que separa praia do continente, favelas, lixo no meio-ambiente, bombas, explosões e até uma referênia à primeira ida do homem à Lua e também a uma das cenas mais icônicas do filme Apocalypse Now.

O longa de Francis Coppola foi lançado em 1977 e fala sobre a Guerra do Vietnã. A cena homenageada no clipe de Coldplay está presente logo no início do filme, quando diversos helicópteros jogam bombas em uma floresta.

Up&Up é um sopro, afinal, de criatividade. É aquilo que faltava na obra audiovisual do Coldplay nos últimos trabalhos. Este novo clipe prova que o grupo consegue sim entregar um conteúdo crítico de qualidade quando quer. Que isso permaneça vivo na cabeça dos integrantes para os próximos projetos.

Fonte: A Gambiarra


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.