Amarante faz 40 anos e concorre ao Emmy com visibilidade fora do Brasil - Unijuí

Amarante faz 40 anos e concorre ao Emmy com visibilidade fora do Brasil


Rodrigo Amarante faz 40 anos na próxima terça-feira, 6 de setembro. Um possível presente pelo aniversário é a vitória na cerimônia da próxima edição do Emmy Awards, o Oscar da televisão, para usar o clichê mais batido referente à premiação, agendada para 18 de setembro em Los Angeles (EUA). O cantor e compositor carioca concorre ao Emmy de melhor tema de abertura de série por Tuyo, canção que compôs e gravou em espanhol para a trilha sonora de Narcos, série protagonizada por Wagner Moura.

A indicação de Amarante ao Emmy parece ser mera consequência do trânsito do artista em carreira solo que tem sido desenvolvida mais no exterior do que no Brasil. A agenda de shows do cantor, compositor e músico carioca prevê, somente neste mês de setembro, apresentações em países como Argentina, Canadá, Chile e Uruguai.

Tal agenda soa coerente com a rota seguida pelo artista na fase pós-Los Hermanos. Afinal, Amarante tem feito sucessivas conexões com artistas internacionais nos trabalhos realizados entre os recessos do grupo carioca no qual despontou em fins da década de 1990. A própria formação em 2007 do trio Little Joy – banda que uniu Amarante a Fabrizio Moretti (baterista brasileiro da banda norte-americana The Strokes) e que está em hiato desde 2010 – já sinalizou a intenção de Amarante de circular além das fronteiras brasileiras no universo pop.

A ficha técnica do primeiro (e por ora único) álbum solo de Amarante – Cavalo, lançado em 2013 no Brasil (pela gravadora Som Livre) e no mundo (pelo selo Easy Sound) – corroborou tal intenção ao alinhar na ficha técnica alguns nomes do universo musical norte-americano, como Devendra Banhart.

Em 2012, Amarante já tinha integrado – ao lado do próprio Banhart – o elenco de convidados de Mujer divina – Homenaje a Agustín Lara, cantando a música Azul neste álbum em que a cantora mexicana Natalia Lafourcade celebrou a obra do compositor mexicano de boleros Agustín Lara (1900 - 1970), autor de sucessos como Solamente una vez.

Por tudo isso, a indicação ao Emmy Awards por Tuyo soa até natural na trajetória de um hermano brasileiro que chegou bem mais longe do que supunham os fãs que já o cultuavam na banda formada com Marcelo Camelo. Mesmo que não saia vitorioso na cerimônia do Emmy, Rodrigo Amarante tem bons motivos profissionais para festejar na terça-feira os 40 anos de vida.

(Crédito da imagem: Rodrigo Amarante em foto de Eliot Lee Hazel)

Fonte: G1


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.