Além da UNIJUÍ FM, conheça quem foram os ganhadores do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. Entrega dos troféus aconteceu em fevereiro, em Curitiba. Confira a galeria de fotos do evento! - Unijuí

A Rádio Educativa UNIJUÍ FM, através da FIDENE conquistou o primeiro lugar na categoria Empreendedorismo na Educação, do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável 2017. A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu em Curitiba, no dia 8 de fevereiro e reconheceu projetos inovadores e sustentáveis nas áreas Social, Econômica, Ambiental e Educacional. A 10ª edição do Prêmio Ozires Silva é Uma iniciativa do ISAE e do GRPCOM e apoiou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Os premiados: Na categoria Social – modalidade graduação, os estudantes Jodely Maichazak e Gabriel Cabral venceram como projeto Mesus – Melhor Escolha Sustentável. O site, e que, futuramente, os estudantes pretendem lançar também como aplicativo, conecta fornecedores de alimentos para evitar o desperdício por meio de doações. A ação é importante no Brasil, que desperdiça 41 mil toneladas de alimentos por ano, de acordo com o World Resources Institute – está entre os 10 países do mundo que mais joga comida fora, causando diversos impactos sociais e ambientais. “Nosso desafio é identificar o receptor rapidamente para evitar essas perdas”, explica Jodely.

Entre outros destaques da noite, está a empresa Renova Green, na categoria Micro e Pequenas Empresas, que fornece energia solar por assinatura e integrou o projeto de aceleração de start-ups do ISAE Business. O serviço ajuda a diminuir a conta de luz em pelo menos R$ 40 por mês. Segundo o idealizador, Reinaldo Cardoso, o desafio agora é conseguir investidores para alavancar a ideia.

Com uma meta desafiadora – recuperar os corredores ecológicos da Mata Atlântica e ajudar a resgatar a biodiversidade da região – a FCA foi a ganhadora da Categoria Empreendedorismo Ambiental, na modalidade grandes empresas. Feito em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, o projeto desenvolve e replanta espécies nativas. “Queremos chegar a mais de 200 mil mudas”, diz Alex Lanza Souza, que conta que a ação envolve toda a comunidade e escolas da região.

Confira a lista completa com os vencedores em cada categoria:

Empreendedorismo Social

::: Acadêmico (Graduação) Projeto: Mesus – Melhor Escolha Sustentável Autor: Universidade Positivo – Jodelly Juliana Maichszak, Alexis Augusto Tirapelle, Bárbara Carolina Gonçalves Da Silva, Caio Lúcio Ferreira Cascaes, Gabriel Cabral Antonio, Marcelo Dias Fernandes, Piergiulho Motin Ziotkowski.]

::: Pessoa Física Projeto: Cangame Pacote de Serviços Multidisciplinar Educacional para Autistas, TDAH, Déficit de Atenção, Sindrome Down. Autor: Eraldo Martins Guerra Filho , Gabriel Lourenço, Asaffe Carneiro, Renato Araujo, Charles Nicollas.

::: Micro e Pequeno Porte Projeto: Programa Hector Autor: Associação Enactus Florianópolis

::: Médio Porte Projeto: Sistema de Transporte e Distribuição de Alimentos – Sistidista. A alimentação no processo de reabilitação da pessoa com deficiência múltipla. Autor: Orionopolis Paranaense

Empreendedorismo Econômico

::: Pessoa Física Projeto: Cria Foco Autor: Isaias Eufrosino Rodrigues

::: Micro e Pequeno Porte Projeto: Biofilia – Circular Economy Autor: Biofilia

::: Médio Porte Projeto: Novo Processo de Separação de Alumínio, Polietileno e Fibras Vegetais da Embalagem Longa Vida Autor: Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel – Telêmaco Borba

Empreendedorismo Ambiental

::: Acadêmico (Graduação) Projeto: Plataforma Reverse Autor: Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) – Jeison Cechella da Silva, Christian Engelmann, Tulio Magnus, Henrique Limas.

::: Acadêmico (Pós-graduação) Projeto: Produção mais limpa de nanopartículas de carbono amorfo a temperatura ambiente e aplicação na captura de CO2 atmosférico pela fotossíntese artificial. Autor: Escola Politécnica da UFBA – Francislei Santa Anna Santos

::: Pessoa Física Projeto: Sistema Construtivo Modular Industrializado Autor: Carlos Alberto da Costa

::: Micro e Pequeno Porte Projeto: Renova Green – Energia Solar por Assinatura Autor: Renova Green

::: Médio-grande e Grande Porte Projeto: Programa de Biodiversidade-FCA Autor: FCA – Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda.

Empreendedorismo na Educação

::: Acadêmico (Graduação) Projeto: Despertar Autor: Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Renata Mognon Versa, Ana Ligia Poliseli Salvadori, Andrea Fresneda Bucker, João Vitor Dada Nogueira, Lucas de Souza Borban, Núbia Voss Reis.

::: Pessoa Física Projeto: Social Brasilis – Formação empreendedora de base tecnológica: da construção de projetos ao protagonismo. Autor: Emanuelly Ferreira de Oliveira, Elvis Alves, Antonio Maurizio Longo

::: Pessoa Física – Menção Honrosa Projeto: Game Olhares Autor: Francisco Elvis Alves Rocha e Emanuelly Ferreira de Oliveira

::: Micro e Pequeno Porte Projeto: Programa Ventos Autor: ABIS Transformação

::: Médio-grande e Grande Porte Projeto: Ações Sustentáveis nas Escolas – A preservação do meio ambiente também passa pelo Rádio Autor: Rádio Educativa Unijuí FM