Assembleia Legislativa premia UNIJUÍ FM pela atuação ambiental do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas - Unijuí

A UNIJUÍ FM esteve em Porto Alegre para receber o Troféu Pioneiras da Ecologia, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul através da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, pelo reconhecimento do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí, que promove a educação ambiental de alunos do Ensino Fundamental de 12 escolas.

Segundo o coordenador da premiação, deputado Valdeci de Oliveira, o Prêmio aumenta o compromisso e a responsabilidade de continuar preservando o meio ambiente e a vida. "O meio ambiente hoje tem sido desestruturado pela ganância do lucro e do poder econômico e precisamos valorizar instituições que fazem do espaço da sua sobrevivência também parte da sua ação para preservar, conscientizar e discutir o meio ambiente", avaliou.

Este é o sétimo prêmio que a Rádio UNIJUÍ FM conquista com o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí e o segundo Troféu Pioneiras da Ecologia.

Ouça a entrevista do deputado Valdeci de Oliveira:

Conheça os outros premiados:

1. Categoria Individual Ativismo Político: Zoravia Bettiol

A Artista tem 80 anos, 60 deles dedicados ao ativismo visual. É coordenadora da Comissão Pró-Museu das Águas de Porto Alegre e integra a direção da Agapan e Associação Chico Lisboa.

2. Categoria Individual Profissional: Cecília Andresa da Cruz

Professora Estadual, idealizadora da I Conferência pelo Meio Ambiente da Escola Estadual Dom Frei Vital de Oliveira, do município de Muitos Capões.

3. Categoria Institucional Organização Socioambiental ou Socioeconômica: Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí (APNVG)

A ONG, fundada em 1979, atua no Projeto Rio Limpo que visa a educação ambiental através de seminários, musicais, teatros, exposição de maquete e viagem técnica embarcada através do Rio Gravataí. Atinge toda a comunidade do entorno do Rio Gravataí.

4. Categoria Institucional Cadeia Produtiva: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

O Programa Socioambiental é desenvolvido desde 2008 através de ações como Ecopostal, que destina uniformes para reciclagem, coleta seletiva solidária que usa veículo elétrico para entrega de encomendas, destinação de sucatas eletrônicas para comunidades em situação de vulnerabilidade social e destinação de pallets de madeira para instituições sociais. Município de Porto Alegre.

Sobre o Prêmio:

O Prêmio Pioneiras da Ecologia homenageia três ecólogas: Giselda Castro, Hilda Zimmermann e Magda Renner. Tem como finalidade o reconhecimento público às pessoas e às instituições que se destacam na realização de ações que contribuem para o fortalecimento da luta por um ambiente ecologicamente correto. Também é um instrumento para dar visibilidade à questão ecológica em nível de Estado, estimulando iniciativas individuais ou coletivas na busca pela melhora da qualidade de vida socioambiental.

Galeria de Fotos: