Resgate da história e futuro do rádio são temas do Rizoma especial de 15 anos da UNIJUÍ FM - Unijuí

Esta semana a UNIJUÍ FM completa 15 anos de música, informação e Universidade. E para marcar a data, o Rizoma se propõe a colocar na mesa para debate o rádio, uma análise e um estudo de suas diferentes possibilidades sonoras. A programação terá participação de grandes nomes do jornalismo radiofônico e de professores que são referencias na academia. Um dos entrevistados será Mauro Borba, radialista e jornalista, autor do livro “Prezados Ouvintes”, contando a história da rádio porto alegrense Ipanema FM, experiência iniciada nos anos 80.

Além de debater o futuro do rádio, alguns convidados que fazem parte da história da UNIJUÍ FM resgatam a fundação e os primeiros passos da emissora. A professora Lídia Allebrandt, primeira diretora, compartilha as idas à Brasília na busca pela outorga do serviço de radiofusão; a professora Doutora em Comunicação e Informação, Vera Raddatz, integrante da primeira equipe, fala sobre o papel do rádio no âmbito da escola e da universidade; o professor Celestino Perin, integrante da comissão de criação e formatação da Unijuí FM, fala sobre a proposta educativa da Rádio; o jornalista João Luís Bindé, conta como foi pensado o jornalismo junto ao projeto político pedagógico; também o engenheiro em eletrônica, Higino Germani, que em seu depoimento fala sobre as dificuldades e a morosidade da legislação, sobre a atual situação das emissoras educativas no Rio Grande do Sul e sugestões sobre como se manter no mercado em termos de produção de conteúdo, competitividade e tempos de convergência de mídias.

Além de entrevistas, que vão ao ar sempre às 10h no Rizoma, o público confere no dia do aniversário da UNIJUÍ FM, na quarta-feira, transmissão de vídeo ao vivo.

CAMPANHA 15 ANOS:

As comemorações da UNIJUÍ FM foram tema de trabalho para os alunos do 7º semestre de Publicidade e Propaganda, na disciplina de Criação e Produção em Vídeos Públicitários II. Com coordenação da professora Marcia Almeida, eles desenvolveram vinhetas em vídeo e selo comemorativo para reforço de marca. A UNIJUÍ FM passa a divulgar a partir de hoje em seu site e redes sociais os vídeos produzidos pelos alunos.