Iniciativa de alunos promove a reflexão do público universitário acerca de questões de gênero, rótulos e empatia - Unijuí

Com a finalidade de promover a discussão e reflexão do público universitário e, mais especificamente, do profissional da mídia sobre questões de gênero, rótulos e empatia, os alunos do 7º semestre dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Unijuí lançaram, no mês passado, o projeto Plurais.

A partir do slogan "E se você fosse outro?", os alunos foram convidados a planejar e produzir reportagens, fotos, áudios, vídeos e materiais gráficos com ênfase na proposta de se colocar na perspectiva de outra pessoa, ao conhecer e compartilhar diferentes experiências de vida.

Sob orientação das professoras Lara Nasi, Márcia Almeida, Nilse Maldaner e Vera Raddatz, também são veiculados relatos de pessoas que já foram vítimas de racismo, machismo, homofobia e preconceitos no geral, todos sem identificação ou representados pelos próprios alunos do curso, visando não individualizar nem expor a fonte.

Os relatos, ações e materiais produzidos durante o projeto podem ser encontrados na fanpage do projeto ou no site oficial.

Rizoma

Aproveitando o mote da campanha, a empatia também foi o tema da semana no Rizoma Unijuí. Os radialistas João Pedro Van Der Sand e Douglas Dornelles conversaram com alunos de Jornalismo, Ana Louise Dhiel e de Publicidade e Propaganda, Renan Person, bem como com as professoras orientadoras Lara Nasi e Nilse Maldaner e o professor do mestrado em Direitos Humanos Maiquel Wermuth, que tratou sobre o tema da empatia.

Na quinta-feira, também foi feita uma conversa com as representantes da Caravana Gemis, realizada pelo grupo Gênero, Mídia e Sexualidade, que ministraram uma oficina com os alunos de ambos os cursos na quarta-feira, onde abordaram o tratamento do profissional da mídia quanto à questões de gênero, e na quinta-feira, uma palestra sobre A Naturalização da Violência, destinada à toda a comunidade.

Durante o Rizoma, as representantes do grupo, Carolina Hickmann e Pâmela Stocker, destacaram o principal objetivo da Caravana, de sensibilizar os futuros comunicadores acerca da produção de sentidos sobre a violência de gênero através de notícias e campanhas publicitárias.

Grupo Gemis

O grupo Gênero, Mídia e Sexualidade realizará, ao longo deste ano, palestras e oficinas em aproximadamente 22 faculdades de Jornalismo do Rio Grande do Sul. O projeto foi um dos 30 selecionados no terceiro edital do Fundo Fale Sem Medo, parceria entre o Instituto Avon e o ELAS Fundo de Investimento Social, que tem como meta fomentar iniciativas que promovam o enfrentamento da violência contra a mulher.

Conforme destacado pelas representantes, o grupo se destaca por ser composto com muita pluralidade, uma vez que é formado por mulheres, homens, negros, homossexuais e transsexuais, objetivando uma abordagem mais próxima da realidade de cada grupo.

Interessados em conhecer o trabalho do grupo Gemis podem acessar a fanpage no Facebook clicando aqui.

Confira, também, as entrevistas realizadas no Rizoma Unijuí durante esta semana: