Especial do Rizoma Unijuí chama artistas e especialistas para abordar a influência e o impacto da música na vida das pessoas - Unijuí

Especial do Rizoma Unijuí chama artistas e especialistas para abordar a influência e o impacto da música na vida das pessoas


Uma banda de rock cativa um estádio lotado, a trilha sonora em um filme de suspense, ou uma melodia que tenta tranquilizar um consumidor em espera telefônica. Muitas vezes nem mesmo percebemos a presença intensa e essencial da música em nosso cotidiano. O Rizoma dedicou uma semana para conversar com profissionais e entusiastas da música, debatendo suas diversas utilidades, do entretenimento à terapia, passando por suas particularidades regionais e culturais.

Na primeira manhã de bate-papo o programa recebeu o professor de música Oseias Machado, que fez colocações sobre a importância da musicalização no desenvolvimento intelectual e motor de crianças e adolescentes. O publicitário e músico amador Rodrigo Klahr também esteve presente, e destacou a falta de valor financeiro atribuída a muitas área artísticas, entre elas, a música.

Na quarta-feira o professor do Curso de Direito, Joaquim Gatto, compartilhou sua experiência com o projeto Acorde Cidadão, que utiliza a música como instrumento de transformação social, convidando jovens a refletirem seu espaço na sociedade a partir da interpretação de letras de músicas.

O programa também abriu-se para o lúdico, trazendo ao estúdio alguns instrumentos exóticos, de diferentes culturas, abordando seus usos em terapias e também na músicas popular. O Didgeridoo dos aborígenes australianos, o Ukulele, versão havaiana do cavaquinho e as bacias cantantes do Tibet foram alguns dos instrumentos destacados.

Confira no vídeo abaixo um pouco do bate-papo musical no Rizoma.

Confira, também, as entrevistas do Rizoma da semana passada na íntegra logo abaixo:


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.