Jornada de Pesquisa Literária estimula o desenvolvimento da leitura entre os alunos da EFA com atividades para todo o semestre - Unijuí

Considerada uma mediadora dos atos pedagógicos, a leitura é, sem dúvida, essencial para o meio escolar, e com o objetivo de intensificar esse processo construtivo da formação do aluno, além de fortalecer a pesquisa na escola, o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) está promovendo a Jornada de Pesquisa Literária.

O evento propõe atividades para todo o segundo semestre letivo, incentivando a abordagem de temas com uma nova visão das coisas e dos fatos, fazendo com que os estudantes passem a se interessar pelo que os cerca, aprendam a questionar as causas, as consequências, e formulem hipóteses para solucionar as possíveis problemáticas a serem encontradas durante o processo.

Na sequência, foram iniciadas as atividades voltadas para as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais, no Salão de Atos e, logo depois, foi feita a abertura oficial da Jornada de Pesquisa Literária, onde o público presente pode prestigiar a apresentação de um poema premiado com o professor Claudio Trindade; uma leitura dramática feita pelos alunos dos Anos Finais e Ensino Médio; e a professora Lídia Inês Allebrandt com o programa Roda Gigante, da 106.9.

Além disso, o evento também contou com uma apresentação do Grupo Teatral Máschara, com a história Castelo Encantado, de Érico Veríssimo; uma contação de histórias para as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais; Troca-troca de livros dos Anos Finais e Ensino Médio; e brinquedos como camas elásticas e camas de bolinha para as crianças.

A programação da Jornada de Pesquisa Literária da EFA se mantém durante todo o semestre, com palestras, recitais poéticos, oficinas literárias, rodas de conversa literária e sessões de cinema. Para saber mais sobre o evento, acompanhe o portal oficial da Escola clicando aqui.

Você pode ouvir as entrevistas e a cobertura da 106.9 durante a inauguração oficial da Jornada logo abaixo: