Professores e alunos: quem são eles? Quem eles pensam que são? Esse foi o tema do Rizoma Unijuí desta semana. Confira! - Unijuí

Professores e alunos: quem são eles? Quem eles pensam que são? Esse foi o tema do Rizoma Unijuí desta semana. Confira!

Uma relação que dura desde os tempos mais remotos da humanidade. Talvez com outras nomenclaturas, como mestre e discípulo, mas com o mesmo significado, em verbos interligados que conjugam a transformação de um indivíduo e de uma sociedade. Ensinar e aprender. Professor e aluno. Sala de aula. Foi essa relação que trouxemos a tona em forma de tema no primeiro Rizoma deste ano.

Descobrimos em meio a “invasões” a salas de aula e aos debates dos próprios agentes protagonistas deste tema, que professores e alunos mantém, apesar das inúmeras transformações sociais que ocorreram, o mesmo fascínio e ar de instigação mútuo que inspirou filmes, livros, poemas e músicas, que contam as mais belas histórias desta relação.

Se o surgimento das primeiras universidades, ainda na Idade Média, institucionalizou o modelo mais moderno que traz aluno e professor em sala de aula, as vozes que ouvimos nos mostraram que este modelo, bastante modificado, pelas tecnologias, por novos conceitos, ainda se baseiam pelo mesmo preceito básico, a jornada pelo conhecimento.

Sim há um chavão aí, mas nele está contido o conflito e a expectativa, a esperança de saber e a ânsia de querer aprender um com o outro. Porque sim é uma troca e assim sempre foi e, provavelmente, será. Por que mestre crianças crescem para se tornarem pessoas um dia? 

Pode perguntar o aluno ao professor na nostalgia que o tempo traz junto com o reconhecimento e a influencia de quem ensina sobre quem aprende.

Nossos convidados 

O professor de Letras da Unijuí, Anderson do Amaral de Oliveira, expressa justamente essa opinião quando fala da relação professor aluno. “O professor nunca sabe quando cessa sua influência, ele acaba marcando e não tem a dimensão disso, do quanto pode estar impactando a vida de alguém”, observa.

Acadêmica do curso de Direito da Unijuí Mariana Marques voltou a sala de aula neste semestre dividindo o tempo entre a carreira como cantora e estudante universitária. Para ela é a troca de conhecimento, com o respeito mútuo que traz o êxito na relação professor e aluno. “O professor não pode exigir ou passar um ar de superioridade, ele tem essa prerrogativa claro do cargo que exerce, mas o que existe é uma troca de aprendizado, porque o conhecimento vai além da matéria em sala de aula. Por isso que acho essa relação uma das mais bonitas que existe”, explica ela.

A influência que vai além da sala de aula se multiplica em histórias como as da acadêmica de Nutrição da Unijuí Natália Pereira. “No Ensino Médio eu tinha um professor de matemática que me ajudava em tudo”, conta ela. A estudante, que também faz estágio na Unijuí, explica a necessidade de uma aproximação entre professor e aluno. “Acho que não pode haver uma distância muito grande em sala de aula, isso torna o processo de aprendizado mais difícil”, analisa ela.

E os desafios dessa relação? Eles se colocam junto com a perspectiva das mudanças e transformações da sociedade. “Nós temos um grande desafio porque agora o aluno é o centro da aprendizagem. Então é ele que precisa ser o agente do seu próprio aprendizado. E a função do professor agora é instiga-lo com mais dúvidas, para que faça mais perguntas”, observa Francesca Werner Ferreira, professora do curso de Ciências Biológicas da Unijuí.

As mudanças também passam, na opinião de Valéria Foletto, acadêmica do 5º semestre de jornalismo, pelas muitas expectativas que os alunos trazem em relação a própria carreira. “Os professores são muito importantes para nos ajudar nesse processo de sanar dúvidas em relação a nossa própria caminhada. Hoje existe um leque de possibilidades dentro de cada profissão e é fundamental que o professor nos auxilie”, enfatiza ela.

A conclusão

Entramos nesse universo, ou voltamos a ele, já que ambos fomos alunos como todos em algum momento da vida, para tentar descortina-lo e responder as perguntas que dão título a este texto. Agora a resposta nos parece clara. Professor e aluno pensam e são essenciais um ao outro, simples assim. E essa simplicidade fará a relação durar pelo tempo da jornada da civilização humana.

Ouça todos os Giros pelas salas de aula do Rizoma desta semana logo abaixo:


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.