Comunidade e órgãos públicos se unem na luta contra o Aedes aegypti - Unijuí

Comunidade e órgãos públicos se unem na luta contra o Aedes aegypti

Uma grande mobilização, deflagrada pelos governos Federal e Estadual, acontece, também, no município de Ijuí durante todo o dia de hoje (13). Com a finalidade de orientar a comunidade no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, do Zika vírus e da Chikungunya, voluntários de diversas entidades públicas e privadas se reuniram na Praça da República, na parte da manhã, para iniciar uma série de visitas às residências do município.

O Dia D de mobilização em combate ao Aedes aegypti, como foi denominado, também acontece em função do aumento no índice de infestação predial no município, de 2,4, considerado grave, a fim de evitar um novo surto, como o ocorrido em 2010, quando mais de 3 mil casos de Dengue foram registrados somente em Ijuí. Esta semana, conforme informações do coordenador do Núcleo Municipal de Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezetta, seis casos de Dengue já foram confirmados a nível local, sendo cinco autóctones e um contraído fora da cidade, atingindo seis localidades diferentes. Segundo a Vigilância, todas as medidas protocolares já foram adotadas nos casos confirmados com o objetivo de bloquear a proliferação do vírus.

As visitas deste sábado, por sua vez, deverão abranger todo o perímetro urbano do município, a fim de que todas as residências sejam visitadas. Desta forma, a principal orientação para a comunidade é que recebam os servidores do Exército, agentes e voluntários e sigam suas instruções. "Não é uma visita com intenção punitiva, ela é bem específica de orientação, para que as pessoas tomem o conhecimento de como deve ser o controle desse mosquito", disse o chefe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança da Unijuí, João Lucas Pereira dos Santos.

Desta forma, o município foi dividido em 12 setores:

1. Ginásio do bairro Modelo (Novo Leste, Modelo e Lambari)
  2. Sede do bairro Glória (Glória, 15 de Novembro e Colonial)
  3. Ginasião (Jardim, Assis Brasil e Centro/Nordeste)
  4. Escola Polivalente (Sol Nascente, Hammastron, Chácaras, São Paulo, Burtet e Centro/Sudeste)
  5. Poliesportivo do bairro Storch (Tancredo Neves, Storch e Centro/Norte)
  6. Sede do bairro Luiz Fogliato (Alvorada/Leste, Ferroviário, Luis Fogliatto, Boa Vista, São José e Centro/Noroeste)
  7. Sede do bairro Osvaldo Aranha (Osvaldo Aranha, Penha e Centro/Sul)
  8. Igreja da Penha (Tiarajú, Professo, Mundstock, Independência, Distrito Industrial)
  9. Posto saúde do bairro Herval (Herval, Elisabeth e São Geraldo/Norte)
  10. Centro Social Urbano (Alvorada/Oeste, Getúlio Vargas, Industrial, Morada do Sol, Universitário)
  11. Ginásio do bairro Pindorama (São Geraldo/Sul, Pindorama, Lulu Ilgenfritz, Thomé de Souza, Distrito Industrial/Oeste)
  12. Praça da República (Centro)

Outra orientação, segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, é para que a população faça uso de repelentes, o que também evitará a proliferação do mosquito no
município.

Universidade

A Unijuí, como uma instituição comunitária, também participa das ações do Dia D de mobilização no combate ao Aedes aegypti. Até ontem (12), foram feitas as inscrições dos funcionários que tinham oportunidade e/ou interesse em colaborar com as ações. Segundo o chefe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança da Universidade, os
voluntários se inscreveram no próprio portal da instituição.

No entanto, a mobilização no controle e combate aos focos do mosquito não se limitam, apenas, ao dia de hoje. Na Unijuí, segundo João Lucas, as ações acontecem o ano inteiro. "O mosquito se prolifera de forma mais contundente no momento em que temos descuido com o lixo que é produzido, como copos, garrafas, e até mesmo tampas de garrafas PET que fiquem expostas a chuva e contenham água são potenciais criadores da larva do mosquito" explicou. Por isso, a Unijuí tem intensificado o cuidado com estes resíduos, realizando a coleta diária do lixo nos espaços institucionais, bem como dos resíduos depositados nos diversos Ecopontos, distribuídos pela Universidade
em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), para a coleta de vidros.

Outra ação do setor de Gestão Ambiental e Biossegurança foi a realização de uma blitz nas áreas de mata nativa que existem nos arredores do Câmpus Ijuí. De acordo com João, a ação recolheu uma boa quantidade de lixo que estava depositado nessas áreas.

No entanto, para aqueles que não tiveram oportunidade de participar das ações deste sábado, o chefe do Núcleo deixa um apelo para que façam sua parte em casa, olhem para seu pátio e procurem por objetos que possam estar acumulando água. "Com cada um dando sua contribuição nós vamos conseguir eliminar esse problema no nosso
município", concluiu.

Ouça a entrevista na íntegra com João Lucas Pereira dos Santos, chefe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança da Unijuí: