Governador em exercício anuncia que Estado terá 60 mil servidores mobilizados no combate à Dengue, Chikungunya e Zika vírus - Unijuí

Governador em exercício anuncia que Estado terá 60 mil servidores mobilizados no combate à Dengue, Chikungunya e Zika vírus


As ações de mobilização em combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, promovidas pelo Governo do Estado, trouxeram o governador em exercício José Paulo Cairoli, acompanhado do secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis e do chefe da Casa Militar, o tenente coronel Everton Oltramari, ao câmpus da Unijuí na tarde de hoje. Durante o evento, realizado no Salão de Atos da Biblioteca Mário Osório Marques, autoridades locais, regionais e estaduais se reuniram para debater alternativas ao aumento dos índices que, segundo comentário feito pelo secretário Gabbardo durante seu pronunciamento, já triplicaram neste mês em comparação com janeiro do ano passado.

Durante sua fala, Gabbardo convocou as secretarias e repartições públicas no geral, bem como a comunidade, a se mobilizar em prol desta causa, unindo forças no combate à proliferação do mosquito e do aumento dos índices de infestação. E o prefeito em exercício de Ijuí, Ubirajara Teixeira, também aproveitou o momento para lembrar da crise enfrentada pelo município em 2010, quando foram confirmados mais de 3 mil casos somente a nível local. "Aprendemos com isso e todos os dias procuramos aprender ainda mais", disse Teixeira.

Mas o destaque ficou para o anúncio do Dia D de Combate à Dengue no Estado, feito pelo governador em exercício José Paulo Cairoli. Conforme anunciado por ele, no dia 13 de fevereiro, a presidente Dilma Rousseff estará disponibilizando cerca de 220 mil soldados do Exército Brasileiro para ajudar nas ações em todo o território nacional. Para o Rio Grande do Sul, serão levados 20 mil soldados e, segundo Cairoli, o Estado irá somar mais 40 mil servidores para auxiliar nas atividades.

Casos no RS

Nas primeiras três semanas de 2016, foram notificados 265 casos de dengue. Destes, 15 foram confirmados (todos contraídos fora do Estado). Em comparação ao mesmo período do ano passado, foram 81 casos notificados e um confirmado, também importado. "Consideramos muito preocupante o crescimento dos casos entre um ano e outro, pois isso significa que também aumentou a circulação do mosquito, bem como o número de municípios infestados", avaliou o secretário.

Quanto à chikungunya, foram registrados 16 casos suspeitos, sem confirmação até agora. Também foram registrados 40 casos de contaminação por zika vírus, entre 2015 e as três primeiras semanas deste ano, sem nenhuma confirmação.

"Quando nós temos dengue significa que nós temos o mosquito, e se temos o Aedes aegypti poderemos ter a transmissão do zika. Acabar com o mosquito é a única maneira de parar a transmissão das doenças", explicou o secretário Gabbardo.

Na Região Noroeste, 18 municipios estão com indíces de infestação do mosquito considerados críticos. São elas: Salto do Jacuí, Ibrubá, Tupaciretã, Butia, Eugênio de Castro, Santo Ângelo, Santa Rosa, Cândido Godói, Boa Vista do Buricá, Chapada, Sarandi, Palmeira das Missões, Panambi, Campo Novo, Chiapeta, Frederico Westphalen, Erval Seco e Três Passos.

Mais informações no portal oficial do Governo do Estado.

Ouça, abaixo, trecho da cobertura do evento feita pela Unijuí FM.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.