Professora Lurdes Froemming é convidada do Encontro Casual e conta sobre sua história e carreira como administradora e universitária - Unijuí

No Encontro Casual do último sábado, 26, o contato foi com a professora Lurdes Froemming, do Departamento de Ciências Administrativas, Econômicas, Contábeis e da Comunicação (DACEC), que compartilhou com os ouvintes um pouco de sua história e carreira como administradora, bem como universitária. “Eu sou de uma geração em que ser vestibulando não era algo tão simples assim, você está na idade, faz vestibular e segue uma carreira”, comentou.

A docente também explanou sobre o que pensa do novo perfil dos alunos da geração Z, que estão entrando na universidade. Para Lurdes, a alfabetização dos jovens desta geração é diferente, pois eles já estão se alfabetizando de forma automática, devido à forte relação com as novas tecnologias. "A nossa relação com essas tecnologias foi de um aprendizado passo a passo, não aquele automático e instantâneo como a criança aprende. Então, com certeza, a formatação no nosso cérebro, para receber essas informações, é diferente", explicou.

Jubileu de Ouro

Com mais de 30 anos dedicados ao ensino e à pesquisa no curso de Administração da Unijuí, a professora Lurdes foi homenageada durante a solenidade especial Jubileu de Ouro em Porto Alegre, no início da semana passada. O evento, que premiou profissionais, organizações e personalidades que tenham se destacado e contribuído para o desenvolvimento técnico-científico e social da ciência da Administração Além de profissionais e organizações destaques na área da Administração, marcou, ainda, os 50 anos da regulamentação da profissão de Administrador.

Segundo a professora Lurdes, o prêmio foi recebido com muita surpresa e orgulho, principalmente em meio ao ano em que se completam cinco décadas em que a profissão do administrador é regulamentada. "Nós temos uma característica de sermos uma profissão regulamentada muito jovem, administramos sempre, mas regulamentada, em suma, somos há 50 anos, então estamos fazendo o caminho do administrador ainda, professando a identidade", disse.

Confira na íntegra a entrevista do Encontro Casual do último sábado, com a professora Lurdes Froemming:

Em paralelo ao prêmio Jubileu de Ouro, também foi entregue o Prêmio Astor Roca de Barcellos 2015, aos três primeiros colocados e seus professores orientadores. O trabalho Sucessão Rural Familiar: Desafios e Perspectivas no município de Catuípe - RS, de autoria da administradora Naiara Walter Pieper, egressa da Unijuí, foi premiado com o terceiro lugar, com orientação do professor Dr. Marcos Paulo Dhein Griebeler.

O curso de Administração da Unijuí também teve um ano cheio de premiações e homenagens, entre as quais se destacou, ainda, o Prêmio Mérito em Administração no setor de ensino, para o professor do Dacec e administrador Pedro Luís Büttenbender.