Estudantes americanos contam o que aprenderam durante intercâmbio no Brasil - Unijuí

Estudantes americanos contam o que aprenderam durante intercâmbio no Brasil

Recém aprovado no concurso da Unijuí, o novo professor das áreas de Agronomia e Veterinária da Universidade, Emerson André Pereira, promete trazer ainda mais incentivo aos alunos que sonham com um intercâmbio cultural no estrangeiro. O docente, que começará a lecionar em fevereiro de 2016, retornou, há cerca de cinco meses, de um intercâmbio de mais de um ano e meio nos Estados Unidos, e compartilhou suas experiências com os ouvintes da Unijuí FM nesta quarta-feira.

Segundo Pereira, a experiência do intercâmbio é extremamente importante, pois integra o estudante com outra realidade. "Você sai de uma dinâmica de um país que, mesmo possuindo uma situação financeira boa, muitas coisas acontecem de forma muito burocrática, e lá, por ser um país de primeiro mundo, as coisas fluem muito mais", disse durante entrevista, veiculada no programa Rádio Ideia.

Acompanhado dos alunos intercambistas Ryan Mooneyham, da Agronomia, e Tom Prestige, da Psicologia, Filosofia e Alemão, o professor também conta que a intenção, a partir de agora, é contribuir com o intercâmbio não apenas dos alunos da Agronomia e Veterinária, mas, também, estender aos demais cursos da Universidade. "Os americanos gostam muito dos brasileiros, e fazem questão de receber os alunos, pelo jeito proativo de ser", explicou.

Ambos representantes da Louisiana State University (LSU), a Universidade do Estado da Louisiana, localizada na cidade de Baton Rouge, Ryan e Tom também aproveitaram o espaço para comentar um pouco do que aprenderam durante o período de três meses em que estiveram no Brasil. Estudante de Agronomia, Ryan falou sobre as principais diferenças que encontrou entre os alimentos nativos com os produzidos em terreno americano, bem como tratou de questões relacionadas à ecologia e fazendas orgânicas.

Tom, por sua vez, veio para o Brasil com a finalidade de conhecer novas culturas, e observou semelhanças entre a diversidade racial presente no norte do país com a região sul dos Estados Unidos. "Logo que eles vieram para o Rio Grande do Sul, uma das primeiras coisas que comentaram é que, por aqui, tem mais pessoas com pele branca e olhos claros" traduziu, na oportunidade, o professor Emerson Pereira.

Ouça a entrevista na íntegra: