Fotos mostram o Brooklyn antes e depois da chegada dos hipsters - Unijuí

Fotos mostram o Brooklyn antes e depois da chegada dos hipsters

 
 
 

O Brooklyn foi um ótimo lugar para se viver antes dos hipsters chegarem e encherem o bairro de lojinhas de cervejas e donuts artesanais; isso para citar um pequeno exemplo. E para mostrar todo o impacto que a invasão hipster causou no local, uma série de fotos foi feita com o antes e o depois de alguns pontos conhecidos. A série foi criada pela fotógrafa Kristy Chatelain, e ela nos leva de volta ao passado na série Brooklyn Changing.

A invasão hipster no Brooklyn

A fotógrafa se mudou para o Brooklyn em 2006 e então se apaixonou pelo estilo das ruas e do bairro, Greenpoint. Apesar de ter criado um vínculo com o antigo estilo de vida do local, ela sabia que a mudança estava a caminho e que inevitavelmente ela aconteceria em algum momento.

Por isso ela começou a documentar os seus locais favoritos em Greenpoint e o bairro vizinho, Williamsburg, para ver quanto tempo eles iriam durar. Ela costumava vagar pelas ruas com sua câmera registrando fachadas de edifícios e portas de alguns prédios. Muitas das bodegas fechadas acabaram sendo substituídas por lojas de café. Lojas que já foram casas de famílias hoje servem coquetéis a 18 dólares feitos por um barman que usa gelo artesanal.

Sempre que ela percebia que um local estava diferente, registrava com sua câmera. Alguns foram totalmente refeitos, isso em questão de meses, sendo outros transformados ao longo dos anos. Houve casos em que ela não conseguiu reconhecer alguns dos locais que ela fotografou. Apesar disso, ela entende a situação.

“Eu vejo isso como parte do ciclo de mudanças que é Nova York. É muito triste que os residentes de longa data tenham de assistir seu bairro se tornar irreconhecível.”

Por fim, Kristy acabou deixando o bairro. Ela teve um bebê e se mudou para Bay Ridge em 2001, onde os apartamentos são mais espaçosos e acessíveis. Mas ela sente falta do antigo local.

“Eu sinto falta da surpresa de encontrar algo inesperado e viver perto de uma zona em constante evolução de expressão artística e de mudança. Eu não me sinto assim em Bay Ridge dirigindo para um shopping. Agora eu nunca encontro nada de interessante nas ruas, a não ser os gramados bem cuidados.”

O ensaio completo pode ser visto através deste site.








Fonte: A Gambiarra




Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.