Ações Sustentáveis nas Escolas bate-papo com alunos do Ensino Fundamental sobre meio ambiente - Unijuí

A UNIJUÍ FM encerrou a primeira etapa do cronograma de visitas às Escolas de Ensino Fundamental de Ijuí integrando o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas: O Rádio como Ferramenta de Educação Ambiental. Entre as ações desenvolvidas pelos alunos do pré ao 9º anos, estão:

- Audição dos programetes na Rádio UNIJUÍ FM;

- Realização de pesquisas e debates com os pais;

- Produção de maquetes com material reciclável retratando ambientes sujos e limpos;

- Produção de cartazes com informações sobre as temáticas trabalhadas;

- Confecção de painel com sacolas coloridas chamando a atenção para a decomposição do plástico e alternativas biodegradáveis;

- Confecção de caixas para armazenamento de papel para posterior reciclagem;

- Criação de brinquedos com materiais recicláveis após pesquisa na internet: biboquês, vai-véns, pé de latas.

- Confecção de personagens lúdicos a partir de materiais recicláveis (Capitão Meio Ambiente, Super Mulher Água, Patrulheiro Ambiental);

- Confecção de aventais, almofadas, saias e porta-lixos para o carro usando como matéria-prima o pano do guarda-chuva;

- Confecção de vasos com mudas de flores fazendo uso de latas, panos, fitas e outros materiais recicláveis;

- Elaboração de receitas sustentáveis com cascas de frutas e alimentos naturais;

- Plantio de árvores no pátio da escola;

- Produção de papel reciclado para a confecção de capas de agenda e cadernos;

- Visita a associações de catadores e fábrica de reaproveitamento de vidros para artesanato;

- Oficina de reciclagem de papel;

- Construção de horta no ambiente escolar;

- Pintura de telas com a temática de paisagem/meio ambiente;

- Pesquisa sobre qualidade da água nas localidades próximas à escola;

- Durante a visitação, conteúdo na ponta da língua sobre consumo verde, crise hídrica, separação e reciclagem de resíduos, reaproveitamento de alimentos, sempre lembrando alguma informação, índice ou sugestão dos conteúdos veiculados no rádio;

Confere aí as últimas visitas do projeto:

:: Anita Garibaldi: Visita no dia 30 de junho. A escola participou das ações com 20 turmas do pré ao 9º anos, incluindo o Projeto Águia, totalizando 413 alunos.

:: Escola Adventista: 54 alunos receberam a Rádio UNIJUÍ FM no dia 02 de julho, com uma turma de 4º e outra de 5º anos.

:: São Geraldo: Outra escola que participou do projeto em sua totalidade. São 16 turmas e 300 alunos. A visita aconteceu no dia 07 de julho.

:: Joaquim Nabuco: A Escola do campo, localizada no Distrito Mauá, recepcionou a UNIJUÍ FM com programação especial no dia 14 de julho. Alunos do pré ao 9º anos (10 turmas e 88 alunos) contaram ao vivo suas experiências sobre o meio ambiente.

:: Ruy Ramos: 1º ao 6º anos integram o projeto, (9 turmas e 206 alunos) sendo que o bate-papo aconteceu com as turminhas do 3º, 4º e 5º anos.

Mais informações, fotos e áudios sobre o projeto no blog do Ações Sustentáveis nas Escolas: www.acoessustentaveisnasescolas.blogspot.com