UNIJUÍ entrega certificação a agentes ambientais pela participação no Plano de Gestão de Resíduos - Unijuí

UNIJUÍ entrega certificação a agentes ambientais pela participação no Plano de Gestão de Resíduos

 
 

 

A UNIJUÍ implantou em 2014 o Plano de Gestão de Resíduos, projeto que recebeu na Semana de Meio Ambiente o Prêmio Ludwig Reichardt Filho, concedido pela Prefeitura de Ijuí. Para compartilhar a conquista com a comunidade institucional, o Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança da Universidade organizou nesta manhã a certificação dos agentes ambientais que participaram da implantação do processo.

O chefe do Núcleo, João Lucas Pereira dos Santos, destacou que o Plano de Gestão de Resíduos segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, além de resolução do Conama. Desde outubro o projeto está sendo executado e contou com a capacitação de colaboradores de cada unidade e mantida da FIDENE/UNIJUÍ e dos profissionais dos serviços de limpeza, copa e cozinha, manutenção e jardinagem. “Essas pessoas certificadas hoje encamparam a ideia, foram a campo e fizeram o processo dentro da instituição acontecer. Este evento é para coroar o trabalho de todo mundo”, resume. 

 
 

Élio Baldissera é funcionário do Patrimônio, Conservação e Segurança, e conta de que forma o departamento se envolveu com o Plano de Gestão de Resíduos. “Nós fizemos todo o processo de seleção e carregamento destes produtos, somos praticamente o centro desta coleta. Funcionou, fizemos este processo e deu certo. É o meio ambiente que está sendo degradado e nós temos que conservar”, afirma. Já o Daniel Santos de Oliveira é funcionário da Assessoria de Serviços Comunitários da UNIJUÍ e disse que a implantação no seu setor foi positiva. “A gente conversou sobre a importância disso e o pessoal colaborou. É um sucesso todo este trabalho feito pela UNIJUÍ, inclusive sendo exemplo para toda a sociedade regional”, avaliou.

Levando em conta a participação e o depoimento dos envolvidos, o Vice-Reitor de Administração, professor Laerde Gehrke falou sobre a participação dos agentes ambientais neste processo. “Realmente é a ponta final de todo um processo e consideramos isso fundamental olhando todo o ecossistema. Vemos no dia a dia todos os problemas que são gerados por não termos um cuidado com o ambiente e cada vez mais percebemos que é pelas nossas próprias mãos que criamos o problema e pelas nossas próprias mãos que temos que começar a resolvê-los. É um processo lento, uma mudança de cultura, de hábitos. Embora saiba da dificuldade dessa mudança, entendo que temos o papel fundamental de provocar esta mudança. Temos que entender que este é um processo lento, mas que no somatório chegamos aos nossos objetivos, que são fundamentais para manter um ambiente mais equilibrado, limpo e saudável para a população”, resume.

Em oito meses de implantação do Plano de Gestão de Resíduos foram produzidas mais de 28 toneladas de lixo. Deste montante, 55% foi destinado às associações de catadores Acata e ARL6. Também foi gerado emprego e renda direta para 36 pessoas. Cerca de 297 pessoas da instituição foram alcançadas  através das capacitações com 59 horas/aulas de educação ambiental. O objetivo é que o Plano ainda amplie as estruturas de lixeiras externas, realize novas capacitações, siga promovendo campanhas de conscientização, aumente para 70% os resíduos destinados à reciclagem e implante o sistema nos demais câmpus da UNIJUÍ. 

Ouça as entrevistas:

 :: Laerde Gehrke, Vice-Reitor de Administração da UNIJUÍ.

 

:: João Lucas Pereira dos Santos, chefe do Núcleo de Gestão e Biossegurança da UNIJUÍ.

 

:: Valmir de Quadros, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

 

:: Agentes Ambientais.

 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.