Gestão das Águas e Agrotóxicos são temas do 3º Congresso Internacional em Saúde da UNIJUÍ - Unijuí

Meio ambiente é um dos temas do 3º Congresso Internacional em Saúde da UNIJUÍ, de 16 a 19 de junho. A gestão das águas, no contexto do Mercosul, será debatido na sexta-feira, quando acontece durante a manhã a mesa redonda "Políticas, Legislação e Gestão das Águas Transfronteiriças no Mercosul: Riscos e Ameaças para a Saúde Humana nas Próximas Décadas".

O professor Dr. em Meio Ambiente da UNIJUÍ, Daniel Cenci, moderador do debate, afirma que não serão debatidas estatísticas, nem o tamanho do problema, já que são questões de debate público explícitas ao longo dos anos. “A gente sabe que o problema tende a se agravar, assistimos tragédias pela carência de água, pelo descontrole total que promovemos no aquecimento da temperatura do planeta. Por isso vamos debater a partir dos problemas sim, mas a ideia é que fazermos uma construção sobre o que podemos fazer numa região que convive muito com esses problemas e mais do que isso, que tem uma implicância direta na Bacia Hidrográfica, especialmente a do Rio Uruguai”, destaca o professor, destacando que neste contexto a UNIJUÍ integra a Rede Interuniversitária de Conhecimento orientada ao Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional (Rede Cidir).

Ouça um trecho da entrevista do professor Daniel Cenci, tema do Ambiente Vivo da semana.

Acompanhe a programação do 3º Congresso Internacional em Saúde, com a temática ambiental.

QUINTA-FEIRA (18/06)

14h – 15h30

Palestra: Intoxicação por Agrotóxicos no Brasil

Palestrante: Dra. Neice Muller Xavier Faria (UFPel/Bento Gonçalves/RS)