“Homenagens controversas”: lembrar ou esquecer? - Unijuí

“Homenagens controversas”: lembrar ou esquecer?

Ruas, praças e escolas homenageiam personalidades importantes. Essas nomenclaturas são formas de preservar a história, ou são apenas maneiras de pessoas, por meio  do poder, perpetuar seu nome como marco de um local ou época?

O Rizoma debateu  o tema essa semana ouvindo convidados que trouxeram as suas perspectivas e conhecimento sobre o assunto. O jornalista Ademar Campos Bindé, o professor de história da Unijuí, Jaeme Callai, e o escritor Luis Carlos Ávila foram vozes que participaram do programa.

A discussão sobre o tema, que se dá em âmbito de país, veio também para o contexto local, trazendo a tona o nome de Antonio Soares de Barros, o Coronel Dico, como exemplo de personalidade controversa e que da nome a umas das principais ruas de Ijuí.  Com inegável contribuição para o desenvolvimento do município, coronel Dico traz, também, sobre ele, acusações de episódios não esclarecidos  da história de Ijuí. O caso dele é o mesmo de muitos outros espalhados pelo país. Ditadores ou lideranças reacionárias, personalidades dúbias, que marcaram períodos da história e foram agraciados com homenagens que perduram ainda hoje.

Com perspectivas diferentes, a opinião dos convidados do Rizoma foi a mesma.  Por mais controversos que sejam os nomes de espaços públicos dados a partir de homenagens, ou até imposições de determinada época, as nomenclaturas são uma forma de contar e registrar a história e isso por si só, seria o mais importante em voga.  Mudar ou apagar esses nomes não mudaria os fatos e feitos realizados por eles, sejam bons ou maus. Ainda que, reparos possam e devam ser debatidos e injustiças corrigidas com o acréscimo de novos nomes que hoje não tem luz na história e foram tão ou mais importantes dos que as personalidades hoje lembradas em nomes de escolas, ruas, monumentos ou municípios.

No player abaixo você confere a síntese dos conteúdos veiculados essa semana. As entrevistas na integra estão no mixcloud.com/unijuifm.