2011! Um Ano Marcado por Conquistas - Unijuí

2011! Um Ano Marcado por Conquistas

Estamos na reta final de mais um ano. É chegada a hora de rever os conceitos criados no inicio do ano e reescrever novos anseios para essa nova etapa. 2011 foi pautado por acontecimentos que marcaram o ano. E a Rádio Educativa Unijuí FM quer relembrar das principais conquistas vividas aqui, na Unijuí

Em Janeiro, a Unijuí esteve entre as 41 entidades gaúchas que receberam o título de “Destaque do Cooperativismo Gaúcho – Formar para Cooperar”, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado.

Já em Fevereiro, depois de 20 dias de parada coletiva, em todos os Campi, a Universidade retomou as atividades. No dia 24 recepcionou os mais de oito mil alunos com a programação “Sou Universitário”.

O museu Antropológico Diretor Pestana promoveu a exposição “Colcha de Retalhos – Mulheres e Trabalho” e a Exposição Fotográfica “Trabalhadoras”, visando promover o debate acerca do trabalho formal e não formal das mulheres e reconhecer a ampliação da participação das mesmas no mundo do trabalho, marcando o mês de Março.

Abril foi a vez da Rádio Educativa Unijuí FM aparecer. A Rádio promoveu a primeira edição do Dia de Ação Social e Cidadania, levando ao Bairro Modelo, de Ijuí, ações dos cursos de graduação e projetos de extensão da Universidade.

No mês de Maio, os alunos de terceiros anos de escolas de ensino médio de toda a região foram mobilizados para o evento “Saca Dúvidas”, desenvolvido nos quatro Campi da Unijuí, com a participação de mais de 4,5 mil estudantes. O evento buscou esclarecer aos jovens sobre a escolha profissional.

Em Junho a Rádio Educativa Unijuí FM, através do Programa Ambiente Vivo, e o curso de Engenharia Civil, com projetos de saneamento, conquistaram premiações nos prêmios BenHur Lenz César Mafra e Ludwig Reichardt Filho. Promovidos pela Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ijuí, os prêmios visam reconhecer o mérito de pessoas e organizações que contribuem voluntariamente para a preservação e recuperação ambiental.

O mês de Julho foi comemorado com alegria na Unijuí. A Rádio Educativa Unijuí FM comemorou seus 10 anos de atuação.

Já em Agosto, a Unijuí / Campus Ijuí sediou a 5ª Tec-E-Inova - Feira de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação, promovida em parceria com a Prefeitura Municipal, Sistema Fecomércio e Sindilojas.

Dezenove cursos da UNIJUÍ foram reconhecidos entre os melhores do país no Guia do Estudante da Editora Abril, edição 2011 no mês de Setembro.

A cidade de Ijuí ficou cor de rosa no mês de Outubro. A FIDENE/UNIJUÍ esteve engajada na campanha “Outubro Rosa”, que mobilizou a sociedade em torno da prevenção do câncer de mama.

Em Novembro entra em funcionamento a Biblioteca Digital, organizada pela Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, visando divulgar e disponibilizar a produção intelectual gerada no âmbito da Universidade, através da publicação eletrônica de documentos.

E em Dezembro a Rádio Educativa Unijuí FM, lançou a segunda edição da campanha Natal Mais Feliz com a Unijuí FM. A campanha obteve ótimos resultados, encerrando assim o ano de 2011 com chave de ouro.