Sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Produzido pela Rádio Nederland, a emissora internacional da Holanda, o audiodocumentário Caminhos para a Energia Limpa no Brasil apresenta três exemplos de sustentabilidade na geração de energia limpa. A viagem começou em Rondônia, onde estão sendo construídas as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. No Mato Grosso do Sul, a investigação verificou o crescimento da produção do etanol. Finalmente, no Ceará, o documentário mostra o estado que mais gera energia com a força dos ventos.
Por onde passou, a emissora holandesa conversou com empresários, operários, funcionários públicos, políticos, comunidades atingidas, organizações não governamentais, professores e população local. São esses personagens, que vivenciam os impactos causados pela geração de energia, que guiam a produção do documentário.
O objetivo da Rádio Nederland, é munir os ouvintes com fatos, para que possam avaliar por eles mesmos os custos e benefícios desse tipo de investimento, conhecer melhor essa realidade e participar ativamente desse debate. Até que ponto o meio ambiente e a população local são respeitados? Como cidadão, qual o modelo energético que queremos?
Segunda parte – Neste sábado, a UNIJUÍ FM veicula a segunda parte do audiodocumentário, que aborda a produção do etanol no estado do Mato Grosso do Sul e os impactos causados pelo cultivo da cana-de-açúcar no solo, rios, além dos trabalhadores e comunidades indígenas. O último programa da série vai ao ar no próximo sábado, dia 29, e vai tratar dos Parques eólicos no Ceará, a tecnologia empregada na geração deste tipo de energia, o impacto para as comunidades próximas e a questão da legislação.
Acompanhe o audiodocumentário Caminhos para a Energia Limpa no Brasil – Em Busca da Sustentabilidade na UNIJUÍ FM, aos sábados, às 7h.
|