Para marcar os 121 anos de colonização de Ijuí e os 30 anos de ExpoIjui, a 106.9 traz uma série de programetes especiais abordando temas relacionados a criação da ExpoIjui e a colonização de Ijuí |
Sexta-feira, 07 de outubro de 2011 Durante o mês de Outubro a Unijui FM leva ao ar mais uma novidade aos ouvintes. A emissora apresenta diariamente programetes que abordam os 121 anos de colonização do município de Ijui, os trinta anos Expoijui, e a história das etnias que colonizaram o município. As memórias de Ijuí e da Expoijuí – Abordando aspectos relacionados á colonização do município e a criação da ExpoIjui, a reportagem da Unijui FM ouviu relatos do ex-prefeito de Ijuí Sady Strapazon. Considerado uma enciclopédia viva da história de Ijuí, ele fala sobre agricultura, a industrialização do município, a passagem da Coluna Prestes por Ijuí e a chegada da Via Férrea. Também foi ouvido o jornalista e pesquisador Ademar Campos Bindé que relembrou fatos interessantes e curiosos da história do município, desde a chegada dos imigrantes, até o primeiro automóvel e o primeiro avião a pousar na cidade. Já o historiador Danilo Lazzarotto trouxe informações anteriores ao processo de colonização, falando sobre a presença dos caboclos na região e o significado do nome Ijuí. Ainda, o professor Adelar Francisco Baggio, ex-reitor da UNIJUÍ, relembrou o movimento de retomada do desenvolvimento que culminou com a realização da primeira Expoijuí, em 1981. Confira um dos programetes que já está no ar, com a participação do ex-prefeito Sady Strapazon:
As etnias – Para relatar aspectos das 12 etnias que colonizaram o município, a UNIJUÍ FM buscou informações na coleção de livros de autoria do ijuiense Ademar Campos Bindé, escritor, jornalista e pesquisador. Os programetes resgatam a vinda dos imigrantes à Ijuí e os desafios de cada etnia para adaptarem-se à região. Ouça um dos programetes desta série, que conta a história da chegada dos primeiros imigrantes suecos:
|