Mais de 40 bandas inscritas no 1º Festival da UNIJUÍ FM - Unijuí

Mais de 40 bandas inscritas no 1º Festival da UNIJUÍ FM

Período de inscrições encerrou-se na última sexta-feira, dia 24. No total 84 músicas participam da primeira fase do festival. A partir do dia 18 de julho, ouvintes vão poder votar em sua canção favorita.

Depois de um mês de inscrições, 46 bandas e artistas de todo o Rio Grande do Sul fizeram sua pré-inscrição on-line no 1º Festival de Música da Rádio UNIJUÍ FM. Neste início de semana, a organização do concurso finaliza a etapa de confirmação das inscrições, através do recebimento dos CDs e documentos exigidos no regulamento.

A fase seguinte será de avaliação das músicas inscritas, por uma comissão julgadora. O grupo será composto pelos seguintes profissionais: o professor de Música Oséias de Souza Machado; o professor do curso de Letras e Comunicação Social da UNIJUÍ Larry Antônio Wiznyewsky; a professora de Música e Técnica Vocal Hariet Wondracek Krüger; o músico Celso Lucchese; e o programador musical e coordenador operacional da Rádio UNIJUÍ FM João Cazali. Nesta etapa serão levadas em consideração a adequação das músicas aos gêneros pré-definidos (rock, pop/rock, blues, MPB e instrumental), o ineditismo e a qualidade das gravações. De acordo com o regulamento devem ser selecionadas para a fase seguinte no mínimo 10 e no máximo 50 músicas.

A partir do dia 18 de julho, e até 28 de agosto, as músicas selecionadas serão veiculadas na programação da UNIJUÍ FM, em diferentes horários e com uma vinheta de identificação. Ouvintes poderão ajudar as escolher as melhores músicas, através da votação pelo site.

As etapas posteriores ainda compreenderão uma nova avaliação da comissão julgadora que, somada à votação dos ouvintes, irá escolher as músicas finalistas. As canções voltam a rodar na programação da UNIJUÍ FM, mais uma vez com a possibilidade de votação dos ouvintes. A seleção final acontece em outubro, quando serão escolhidas as melhores canções nas categorias: Melhor Música com Letra, Melhor Música Instrumental, Melhor Intérprete Vocal (cantor ou grupo), Melhor Intérprete Instrumental e Melhor Arranjo. Os vencedores nas duas primeiras categorias garantem participação no 3º Festival Nacional das Rádios Públicas do Brasil.

Sobre o Festival – Afiliada à Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB), a Rádio UNIJUÍ FM está promovendo neste ano de 2011 a sua primeira edição do Festival de Música. A iniciativa está ligada a proposta da ARPUB, que desde 2009 promove festivais nacionais, envolvendo rádios de todo o país. No Rio Grande do Sul, a UNIJUÍ FM é a única emissora a promover o concurso.

Com características diferentes da maioria dos festivais de música tradicionais, o objetivo principal deste projeto é abrir espaço na programação das rádios públicas, educativas e universitárias brasileiras para a nova produção musical das cinco regiões do país.