Larry Wizniewsky comenta projeto gaúcho contra estrangeirismos - Unijuí

Para o professor, projeto do deputado Raul Carrion é um engessamento da língua portuguesa, com o objetivo de criar um idioma puro. Segundo o docente, esta deverá ser mais uma lei votada que não será aplicada.

 

Foi aprovado na semana passada, pela Assembléia Legislativa, o projeto de lei que obriga o uso de versões em português para palavras estrangeiras no Rio Grande do Sul. De autoria do deputado Raul Carrion, do PCdoB, a proposta espera a sanção do governador do estado Tarso Genro. O projeto institui a obrigatoriedade da tradução de expressões ou palavras estrangeiras para a língua portuguesa, em todo documento, material informativo, propaganda, publicidade ou meio de comunicação por meio da palavra escrita, sempre que houver em nosso idioma palavra ou expressão equivalente.

Alguns dos exemplos usados pelo deputado são Shopping Center, local de grande circulação de jovens em busca de entretenimento e espaço de comércio, que agora deverá ser nomeado “Centro Comercial”. Assim como os smartphones, celulares lançados recentemente com funcionalidade avançada, que deverão ser chamados de “Telefones Inteligentes”. Para comentar a aprovação do projeto, a UNIJUÍ FM ouviu o professor dos cursos de Letras e Comunicação Social, Larry Wizniewsky. Confira o comentário do professor sobre o assunto:

* Comentário veiculado no Plural da última quarta-feira, dia 20/04/11.



Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.