Histórias e segredos da MPB na programação da 106.9 - Unijuí

Histórias e segredos da MPB na programação da 106.9

Programete Então, Foi Assim? que vai ao ar a partir desta quarta-feira na 106.9 promete revelar as origens e curiosidades por trás da criação de grandes sucessos na nossa Música Popular Brasileira

Quero falar de uma coisa

Adivinha onde ela anda

Deve estar dentro do peito

Ou caminha pelo ar

Pode estar aqui do lado

Bem mais perto que pensamos

A folha da juventude

É o nome certo desse amor

Não há quem não reconheça estes versos. Eles dão início a uma das canções mais belas e populares da nossa Música Popular Brasileira: Coração de Estudante, de Wagner Tiso e Milton Nascimento. Todos nós já a cantarolamos ou ouvimos em algum momento especial, mas poucos de nós sabemos como ela foi criada.

Coração de Estudante não nasceu Coração de Estudante. A melodia foi composta por Wagner Tiso como um dos temas principais da trilha sonora do documentário Jango, dirigido por Sílvio Tendler e lançado em 1984, retratando a trajetória política do ex-presidente brasileiro Jânio Quadros. Só algum tempo depois, com letra criada por Milton Nascimento, Coração de Estudante tornou-se sucesso nacional, sendo adotada como o hino do movimento pelas Diretas Já.

Essa e muitas outras histórias que revelam as origens e segredos de grandes sucessos da MPB serão reveladas a partir de amanhã na programação da UNIJUÍ FM, através do programete Então, Foi Assim? O quadro passará a ser veiculado semanalmente na programação do Estação Brasil, às quartas-feiras, sempre às 8h30, e também aos sábados, durante o Direção & Arte, às 11h30.

Então, Foi Assim? é um programa radiofônico produzido e apresentado pelo produtor, radialista e escritor Ruy Godinho e viabilizado através de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a Abravídeo. O programa é baseado nas pesquisas publicadas na série de livros Então, Foi Assim? – Os Bastidores da Criação Musical Brasileira, volume I e II, também de autoria de Ruy Godinho. Os livros, assim como os programas radiofônicos, revelam segredos de músicas que marcaram época, os sentimentos, emoções e situações vivenciadas pelos autores e compositores, no momento exato da criação de obras, analisando também a trajetória das canções até se transformarem em sucessos nacionais.