Desperdício de alimentos é o tema da semana no “Ações Sustentáveis nas Escolas” - Unijuí

Desperdício de alimentos é o tema da semana no “Ações Sustentáveis nas Escolas”

Economia de água foi tema do último
"Ações Sustentáveis nas Escolas"

A UNIJUÍ FM entra na terceira semana de execução do projeto “Ações Sustentáveis nas Escolas”, que nesta primeira edição trabalha com alunos dos 4º e 5º anos das escolas São Geraldo e Ijuí. Depois de apresentar a reutilização de papel e economia de água como temas, o debate agora é sobre desperdício de alimentos.

Seguindo a sistemática das semanas anteriores, a Rádio UNIJUÍ FM dedica às segundas-feiras o programete Ações Sustentáveis às escolas, com dicas de sustentabilidade. Pensado especialmente para os alunos do Ensino Fundamental, os temas permitem ser trabalhados em sala de aula estendidos ao ambiente familiar e comunidade. Às sextas-feiras, alunos são convidados a participar ao vivo da programação da Rádio, debatendo o tema e explorando as situações em que aplicou a dica sustentável na prática.

Na escola São Geraldo, segundo a professora Zaida Sacon, a iniciativa vai sempre além à reflexão do programete. “No tema da água, por exemplo, os alunos fizeram pesquisa sobre como economizar em casa, fizemos cartazes, divulgamos nas salas de aula, e fizemos marcadores de páginas”, afirma a professora, que no mês de agosto vai voltar a trabalhar a água com os alunos, após as férias de julho.

Segundo a professora da Escola Ijuí, Leila Gói, os alunos conseguiram modificar os hábitos das famílias a partir da iniciativa do “Ações Sustentáveis nas Escolas”. “Eles pesquisaram e aprofundaram as maneiras de economia de água, fizeram panfletos com dicas que foram distribuídos aos moradores e comércio nas proximidades da escola. Com as famílias eles realizaram a interpretação da conta de água residencial e foi muito interessante”, conta Leila.

Novamente na sexta-feira, alunos da Escola São Geraldo estarão ao vivo às 15h20 no Eletro Onda, enquanto que a Escola Ijuizinho participa a partir das 16h10, na programação do Rádio Ideia. Na próxima semana, o programete Ações Sustentáveis debate a reutilização das garrafas pets, tema que terá tarefa de férias para os alunos do Ensino Fundamental que entram em recesso por duas semanas.

Confira as fotos do “Ações Sustentáveis nas Escolas”

Segunda-feira, 08/07/13.