ALEGRIA E CRÍTICA SOB A LONA - O ESPETÁCULO COMEÇOU!! - Unijuí

ALEGRIA E CRÍTICA SOB A LONA - O ESPETÁCULO COMEÇOU!!





"Nenhum obstáculo é maior que a vontade de formar leitores, tirar os livros dos círculos restritos da intelectualidade para as mãos de milhares"
Tânia Rösig, coordenadora da Jonada Literária, durante a abertura do evento.

A 12 ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo começou na segunda (27), com toda sua grandeza, característica não de milhões em investimento material, mas, principalmente, pelo brilho de todos que dela participam. Desde os trabalhadores que ergueram as lonas do grande circo da cultura, no Centro Popular de Cultura e Lazer, no campus 1 da UPF, até os escritores que trocam idéias com seus leitores sob a lona.
A abertura oficial teve a participação de representantes de outros setores da sociedade, além da cultura, como o Deputado Federal Beto Albuquerque (PSB - RS) e o deputado estadual Luciano Azevedo, o que enfatiza o que foi dito pela coordenadora e idealizadora do evento, professora Tania Rösig: "não basta apenas vontade, mas articulação para viabilizar a realização de iniciativas como as da Jornada de Literatura". A fala foi feita em função da negativa do Conselho Estadual de Cultura, que não autorizou a captação de recursos via LIC estadual. Foi em torno de temas como "superação", "perseverança" e "luta" que giraram as falas das diversas autoridades presentes. Ao final da noite, o escritor Inácio de Loyola Brandão sintetizou o sentimento geral, ao falar que "o gesto do Conselho não foi contra a Jornada, foi contra a cultura, mas, aiinda assim, é pequeno frente a grandeza da Jornada Nacional de Literatura".
Na abertura oficial do evento ainda foi anunciado o vencedor do 5º Prêmio Passo Fundo Zaffari/Bourbon de Literatura .Nesta edição, o grande vencedor foi o escritor moçambicano Mia Couto. O romance de Couto é "O outro pé da sereia", e traz uma leitura dos processos históricos-sociais por que passou o seu país, incluindo anos de colonização, guerras, luta pela independência e busca por uma identidade nacional.
Como já é tradicional, o público foi recebido com uma bela paresentação que mesclou teatro, dança, música e literatura no palco do circo como, aliás, é a proposta desta 12ª edição - Leitura da Arte & Arte da Leitura.




Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.