Os alunos podem participar de projetos de pesquisa orientados por pesquisadores qualificados, nas diversas áreas do conhecimento, através do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica construindo um diferencial na sua formação acadêmica e profissional. Conheça as formas de incentivo:
- Iniciação científica: permite introduzir os estudantes de graduação nos grupos de pesquisa institucionais, desenvolvendo atividades em projetos de pesquisa com orientação de pesquisador qualificado e apoio teórico e metodológico de uma equipe.
- Programas de bolsa de iniciação científica e tecnológica: é um incentivo individual seletivo aos melhores alunos de graduação, com pesquisa vinculada a projetos desenvolvidos por docentes pesquisadores. Anualmente são oferecidas cerca de 200 bolsas desta modalidade. Conheça mais sobre os diferente programas:
- PIBIC/CNPq
- PIBIC/CNPq Ensino Médio
- PIBIC/UNIJUÍ
- PIBITI/CNPq
- PIBITI/UNIJUÍ
- PROBIC/FAPERGS
- PROBITI/FAPERGS
- Atividades permanentes: durante o ano são promovidos ciclos de formação para alunos envolvidos em projetos de pesquisa institucionais, abordando assuntos que envolvem a atividade de iniciação científica e a qualificação do jovem pesquisador.
Como participar
Os alunos interessados em desenvolver atividades de iniciação científica em projetos institucionais de pesquisa devem contatar com os professores pesquisadores da sua área de formação. São exigidos bom desempenho acadêmico e disponibilidade de 20 horas semanais. As bolsas duram, em média, um ano e podem ser renovadas.
Confira o Manual de iniciação científica Unijuí.