A gestão pedagógica da Universidade, por meio da Coordenadoria de Apoio Pedagógico da Vice-Reitoria de Graduação, abre caminho para romper barreiras de natureza cultural, afetiva e educacional, que dificultam a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino superior, no sentido de encaminhar propostas que refletem os anseios das pessoas com deficiências.
O Núcleo de Educação Inclusiva visa atender, primordialmente, os acadêmicos com necessidades educacionais especiais desta Instituição, oferecendo suporte às práticas pedagógicas aos docentes e funcionários, bem como à comunidade externa que está inserida nos contextos de pesquisa e extensão. Nesse sentido, também é nossa tarefa acompanhar o processo de ingresso e permanência do acadêmico garantindo sua formação.
Várias atividades são desenvolvidas, dentre elas a aquisição de equipamentos tecnológicos e educacionais para facilitar a aprendizagem dos alunos cegos e de baixa visão. Para os acadêmicos surdos, no ensino superior contamos com profissionais intérpretes, e a formação em LIBRAS, em cursos de extensão para professores e funcionários. Hoje, é intuito, em curto prazo, efetivar o plano de Acessibilidade viabilizando a todos uma política de inclusão e valorização.