Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde promove aula inaugural - Unijuí

Na última sexta-feira, 14 de março, ocorreu a aula inaugural do Mestrado e Doutorado em Atenção Integral à Saúde com a discussão sobre o tema "Saúde na Contemporaneidade: Contribuições da Área Interdisciplinar", com a convidada, professora Ana Carolina de Marchi, que também atua em um programa interdisciplinar.

O evento aconteceu presencialmente em cada uma das instituições associadas: Unicruz, Uri Erechim e Unijuí e reuniu docentes e discentes do mestrado e doutorado em um espaço de reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos da saúde. A discussão enfatizou a importância da interdisciplinaridade na construção de soluções inovadoras e integradas.

A aula inaugural reafirmou o compromisso do programa com a formação de profissionais preparados para atuar de forma colaborativa, enfrentando problemas complexos e promovendo uma atenção à saúde mais abrangente. Dessa forma, o evento destacou a contribuição da interdisciplinaridade tanto para a melhoria das condições de saúde da população quanto para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro.

Ao decorre do evento, a coordenadora do programa, professora  Adriane Kolankiewicz acolheu a todos os discentes presentes em especial aos ingressantes na turma 2025, reforçou a identidade do programa, seu compromisso com a formação interdisciplinar e seu papel na produção de conhecimento voltado para os desafios da saúde contemporânea. Em seguida apresentou o programa, seus objetivos e estrutura curricular. “Esse encontro inicial permite não apenas a familiarização com a estrutura acadêmica e as diretrizes do programa, mas o encontro com os professores orientadores, o alinhamento de expectativas e a construção de um ambiente colaborativo entre discentes e docentes”, apontou a coordenadora.

O momento também contou com a participação dos estudantes estrangeiros, Georges Metonyekpon, do mestrado vindo de Benin, África e Edgar Noe Morelos Garcia do doutorado, de Tampico, México que apresentaram as características de seus países, destacando os desafios da área da saúde. A fala promoveu a troca de conhecimentos entre diferentes realidades culturais.

E para finalizar as atividades da noite,  a egressa do PPGAIS, Sandra Dal Pai, que falou na contribuição do programa, para sua trajetória profissional e acadêmica. Sandra realizou o mestrado no PPGAIS em 2017 e posteriormente seguiu no doutorado e hoje é docente universitária.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.