A Unijuí foi contemplada, no fim de dezembro, com recursos de um financiamento para a execução do projeto "Bioindicadores Translacionais dos Efeitos de Agrotóxicos: Avaliação dos Impactos no Ambiente e na Saúde em Diferentes Níveis Filogenéticos", o qual é coordenador pelo professor Thiago Gomes Heck. O projeto reúne uma equipe de pesquisadores da Unijuí, de diferentes áreas, com foco em compreender os impactos metabólicos e ambientais do uso de agrotóxicos.
O projeto, que tem caráter translacional, integra as áreas de Saúde, Biologia Molecular, Agronomia e Computação, que preveem o uso de ferramentas de modelagem matemática e inteligência artificial (IA) para análise e integração de dados. “Esse projeto busca ampliar a compreensão sobre o impacto dos agrotóxicos no solo, água, grãos e organismos vivos, gerando respostas relevantes para comunidades científicas internacionais e comunidades regionais”, explica o coordenador do projeto, o professor Thiago Heck.
O valor financiado é de R$ 2.711.933,44, que é oriundo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ele será destinado à aquisição de dois equipamentos de ponta e à reforma de laboratórios. Os equipamentos contemplados incluem um analisador de imagens por bioluminescência, quimiluminescência ou fluorescência, de microscopia para o Laboratório de Ensaios Biológicos (LEBio) e um espectrômetro, para o Laboratório de Análises de Solos e Tecido Vegetal (LaSTV).
Conforme o professor, a infraestrutura a ser adquirida permitirá avanços significativos em pesquisa, ensino e extensão, contribuindo para a formação de mestres e doutores em três Programas de Pós-Graduação: Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS).
Neste contexto, estudantes da graduação e pós-graduação de diferentes áreas poderão realizar ações deste projeto em trabalhos de conclusão de curso (TCCs), dissertações e teses, e atividades na comunidade sob orientação de diferentes pesquisadores além do coordenador do projeto.
Na equipe estão envolvidos diferentes expertises de professores doutores, visando tanto a investigação na área da Saúde e Biológica, sob orientação dos professores Mirna Ludwig, Matias Frizzo, Pauline Fiorin, Vitor Antunes de Oliveira e Caroline Quines; área da Modelagem Matemática e Computacional, sob orientação dos professores: Rafael Frantz, Airam Teresa Sausen, Paulo Sausen, Sandro Sawicki, Luiz Rasia e Fabricia Frantz; assim como na avaliação na área de Agronomia, com orientação dos professores: Ivan Ricardo. Carvalho, Roberto Carbonera, José Antonio Gonzales da Silva.