PPGAIS promove parceria para fortalecer o cuidado materno-infantil e reduzir mortes no puerpério - Unijuí

A Unijuí, a partir do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), em parceria da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), organizou no início deste mês um encontro regional para o lançamento do Guia do Pré-Natal e Puerpério na Atenção Primária à Saúde. A atividade reuniu médicos, enfermeiros, além de profissionais da rede de atenção envolvidos no cuidado ao ciclo gravídico-puerperal.

Participante da atividade e representando o PPGAIS e os cursos de Enfermagem e Medicina da Unijuí, a professora Adriane Kolankiewicz apresentou uma palestra com o tema "Transição do Cuidado no Puerpério", onde compartilhou resultados de pesquisas conduzidas no PPGAIS e no Grupo de Pesquisa Cuidado, Gestão e Educação em Enfermagem e Saúde, responsáveis por analisar a transição do cuidado no puerpério sob as perspectivas de puérperas e profissionais de saúde da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Conforme a docente, há uma alta taxa de mortalidade materna no puerpério no Rio Grande do Sul, com cerca de 78% dos óbitos maternos sendo registrados neste período crítico. Com base nessas evidências, a professora, em conjunto com a residente em Saúde da Família, Pamela Pluta, e da doutoranda Mariana Frölich Alievi, desenvolveram e validaram uma ferramenta para a transição do cuidado no puerpério.

Elaborado com o apoio de especialistas, o instrumento busca facilitar a comunicação entre profissionais e serviços de saúde, com o objetivo de promover um acompanhamento mais efetivo das puérperas e contribuir, assim, para a redução de complicações e óbitos maternos. A ferramenta foi apresentada aos participantes do evento, enfatizando seu potencial para qualificar o cuidado e integrar os diferentes níveis da RAS.

Segundo a professora Adriane, a colaboração entre a Universidade e serviços de saúde fortalece a articulação entre a produção de conhecimento e sua aplicação prática, além de fomentar uma formação interdisciplinar para os acadêmicos. “Essa parceria reforça o compromisso da Unijuí em atuar como agente de transformação social, promovendo a disseminação de conhecimento e gerando impactos positivos na sociedade. A iniciativa destaca a importância de ações integradas entre ensino, pesquisa e extensão para enfrentar desafios críticos da saúde pública, especialmente no cuidado materno-infantil”, salienta.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.