Nos dias 5 e 26 de outubro, mestrandos e doutorandos da Unijuí, ligados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) e Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), trabalharam em conjunto para a realização de uma imersão científica com os estudantes do Colégio Tiradentes da Brigada Militar e da Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha.
Esta imersão na Universidade é uma das fases das ações de extensão destes Programas no “Projeto Anísio Teixeira: Formação Científica para Estudantes do Ensino Médio”, que tem como objetivo difundir o pensamento e métodos científicos, e a forma de construção de conhecimentos científicos para as escolas. O título do projeto, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sob coordenação do professor doutor Fernando Jaime González, visa homenagear o legado de Anísio Spínola Teixeira, figura emblemática na história da educação e da ciência brasileira.
As ações da imersão foram planejadas e executadas em conjunto pelos pós-graduandos dos dois programas: do PPGAIS, participaram a mestranda Samara Knebel e a doutoranda Laura Correa; e do PPGMMC, participaram o mestrando Kelvin Robe e os doutorandos Diovana de Batista, Dhileane Quixabeira, Luis Patiño Hernández e Bruno Boniati.
Sob orientação do professor Thiago Heck, unindo a expertise e os bolsistas do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPeF) e do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA), estes pós-graduandos organizaram 13 oficinas exploratórias, ou seja, exposições sobre a pesquisa realizada na Unijuí pelos dois programas, e 10 experimentos reais para a parte da tarde.
Assim, pela manhã, os alunos conheceram a diversidade e a qualidade da infraestrutura de ensino e pesquisa da Unijuí e, à tarde, escolheram qual experimento executariam, agora com os pós-graduandos e bolsistas de iniciação científica como seus orientadores. As oficinas e experimentos contaram ainda com o apoio de dois egressos do PPGAIS (Maicon Sulzbacher e Lucas Sulzbacher), além de 14 bolsistas de iniciação científica, 1 bolsista CNPq Ensino médio (Maria Todendi, da Escola Técnica Estadual 25 de Julho de Ijuí), 3 voluntários, e mais 4 professores do GPeF. Um total de 34 pessoas se envolveram na organização e realização do projeto Anísio PPGAIS+PPGMMC.
“A proposta deveria, obrigatoriamente, ser muito mais do que uma visita à Unijuí. Deveria ser um dia de cientista, uma vivência única, realizando experimentos que fazemos aqui, principalmente no Laboratório de Ensaios Biológicos e no Laboratório de Fisiologia Humana e no GCA. Assim, eles compreenderam as etapas de protocolos de pesquisa, conheceram as perguntas de pesquisa, hipóteses, executaram procedimentos metódicos, coletaram dados, fizeram gráficos e analisaram seus dados estatisticamente. Tudo em um dia só”, relatou o professor Thiago Heck, coordenador do projeto pelo PPGMMC e PPGAIS.
Estes dias de imersão, com 108 alunos nos turnos da manhã, e 62 divididos nos experimentos à tarde, tiveram impacto positivo para todos, como relataram diferentes alunos das escolas, que “não imaginavam que poderia ser tão legal a universidade. Agora já até decidi que vou me dedicar a estudar para fazer um curso” ou “posso continuar fazendo pesquisa?”, recorda o professor Thiago Heck.
Além disso, bolsistas de iniciação científica e pós-graduandos relataram a satisfação de ter proporcionado estes momentos para as escolas, e relataram aprender muito, como disseram a bolsista Elisângela Valentini e a mestranda Samara Knebel: “ter participado como expositora e depois como orientadora dos experimentos com os alunos da escola permitiu que víssemos como é fundamental a postura do aluno para que as atividades propostas pelos professores andem como planejado. Foi muito gratificante participar do projeto até aqui”.
Concluindo a primeira fase (planejamento, visita nas escolas e organização dos experimentos, exposições e equipes) e segunda fase (imersão na Unijuí), a seguir os pós-graduandos do PPGMMC e PPGAIS realizarão a terceira fase, que trata-se da análise mais completa dos resultados obtidos nos experimentos e a escrita, pelos próprios alunos das escolas, sob orientação dos pós-graduandos, de resumos para submissão em eventos científicos.