Os Programas de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) e em Direitos Humanos da Unijuí (PPGD), em colaboração com a Universidade de Coimbra, Portugal, ofertaram a disciplina de Pesquisa-Ação Participativa: A Saúde em Todos os Setores da Sociedade.
A oferta da disciplina foi feita de maneira compartilhada e as aulas tiveram início em agosto, com foco na familiarização e a compreensão da Pesquisa-Ação Participativa em Saúde como uma abordagem de pesquisa-intervenção, na qual a participação ativa das pessoas em todo o processo é considerada um imperativo democrático, priorizando o contexto comunitário local.
A disciplina contou com a colaboração das professoras da Universidade de Coimbra, Irma Brito e Márcia da Cruz, além da coordenadora do PPGAIS, professora Adriane Kolankiewicz, e do PPGD, professor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth. Houve a participação dos estudantes de distintos programas de formação, o que propiciou uma análise interdisciplinar dos problemas atuais.
De acordo com a professora Adriane Kolankiewicz, a integração entre os dois programas, aliada à participação de docentes estrangeiras, é fundamental para a análise de problemas complexos da realidade contemporânea sob múltiplas perspectivas. “Essa sinergia entre diferentes áreas do conhecimento enriquece a compreensão dos desafios enfrentados e favorece a geração de soluções inovadoras. Além disso, essa colaboração potencializa a tradução do conhecimento acadêmico em intervenções práticas, com implicações significativas tanto no âmbito legal quanto na área da Saúde.”
O professor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth destaca que a disciplina representou uma continuidade das atividades que vêm sendo desenvolvidas desde 2023 em convênio com a Universidade de Coimbra. “Viabiliza um espaço de interlocução acadêmica entre pesquisadores brasileiros e portugueses, marcada pela transdisciplinaridade. Esse espaço foi responsável pela produção de profícuas trocas científicas, em um ambiente de aprendizagem inovador e disruptivo”, comenta.
Doutoranda em Direitos Humanos, Élida Martins Taveira ressalta que foi uma grata oportunidade conhecer a pesquisa ação-participativa em saúde. “É um importante tipo de pesquisa, de viés democrático, que privilegia o envolvimento das pessoas interessadas, desde a identificação das questões de pesquisa, até o desenvolvimento de ações mais efetivas que prestigiem as expectativas da coletividade envolvida.”
Já a doutoranda do PPGAIS, Mariana Frohlich Alievi, comenta que a disciplina foi importante para a sua formação. “Poder participar de uma disciplina e dialogar, discutir problemas e pensar soluções sob diferentes olhares foi importante. A disciplina foi bem planejada e elaborada, o que nos fez refletir sobre nossas pesquisas, a inserir os sujeitos pesquisados desde o início, e não somente no momento da coleta de dados, dar mais voz aos pesquisados e sentido às nossas pesquisas que tem o intuito principal de tentar solucionar problemas complexos, tanto na saúde quanto demais áreas.”