Estudante angolano é o primeiro estrangeiro a concluir o mestrado em Atenção Integral à Saúde na Unijuí - Unijuí

Pela primeira vez, o Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) da Unijuí, que iniciou em 2014, formou um mestre estrangeiro. O novo mestre é o angolano Domingos Bernardo, que fez a defesa da sua dissertação de mestrado na última semana. Em sua pesquisa, ele faz uma análise dos serviços ofertados de reabilitação no Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir) da Unijuí, com base no perfil dos usuários que precisaram utilizar o serviço. 

A dissertação recebeu o título de “Análise do Perfil de usuários assistidos por um centro especializado em reabilitação física cognitiva e visual do Sistema Único de Saúde (SUS)” e contou com a orientação da professora Evelise Moraes Berlezi e coorientação da professora Eliane Roseli Winkelmann. A banca de avaliação foi formada pelos professores Fernando Jaime González e Thiago Gomes Heck, além da professora da Universidade do Minho, de Portugal, professora Zélia Ferreira Caçador Anastácio. 

O estudo conduzido por Domingos teve o objetivo de analisar a qualidade dos serviços de reabilitação quanto ao acesso e as repercussões sobre a vida da pessoa com deficiência. Em específico, a dissertação teve como uma das propostas aprofundar os conhecimentos acerca das políticas públicas de forma reflexiva, onde buscou-se tratar sobre avanços e cuidados de saúde integral das pessoas com deficiência. 

Outras especificidades foram analisar o perfil sociodemográfico dos indivíduos atendidos no CER III, e avaliar fatores que facilitam ou criam barreiras ao acesso ao serviço na visão do usuário, além do impacto das tecnologias assistivas nas atividades da vida diária. 

“A pesquisa transcende sua importância particular, pois como o primeiro mestre estrangeiro do PPGAIS, seu impacto se estende para além de si mesmo. Entretanto, pessoalmente, este feito me enche de um sentimento de realização que justifica todos os sacrifícios ao longo do caminho. Chegar ao término deste trabalho e passar pela avaliação da banca internacional me dá a sensação de que posso alcançar ainda mais se me dedicar e estiver disposto a superar barreiras em diferentes níveis”, destaca Domingos.

O mestre salienta que foi uma honra apresentar e montar o projeto, além de contar com apoio dos professores desde o início do curso de mestrado. “Estou profundamente feliz por fazer parte da história do PPGAIS e do CER III - Unir, e disposto a fazer o melhor para manter o intercâmbio com a Unijuí onde quer que for”, completa. 

“Este foi um momento importante, de fechamento de ciclo. Para nós do PPGAIS, foi um momento bem significativo, pois o Domingos é o primeiro mestrando estrangeiro a concluir o programa. Foi uma caminhada importante e que trouxe muito aprendizado de ambas as partes”, finaliza a orientadora do trabalho, professora Evelise Berlezi. 





Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.