A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), Kátrin Dreschler Corrêa, ministrou seminário sobre Atuação do Psicólogo no Sistema Prisional. Atividade ocorreu no dia 07 de outubro e foi direcionada aos estudantes do curso de Psicologia da URI Santo Ângelo, mais especificamente da disciplina de Psicologia Social.
A mestranda abordou o contexto das prisões, desafios e relevância do tratamento penal, especificamente sob o olhar da Psicologia. Kátrin é orientanda da professora Drª Eniva Miladi Fernandes Stumm e sua pesquisa de mestrado tem como objeto de estudo a saúde do servidor penitenciário, com foco nos níveis de estresse, dor musculoesquelética e resiliência dos referidos trabalhadores.
Os desafios do sistema prisional são extensivos aos profissionais que atuam nos estabelecimentos, pessoas privadas de liberdade, familiares e sociedade. Considera-se importante que esse tema seja discutido na comunidade acadêmica e científica com vistas a instigar profissionais, pesquisadores e estudantes para a construção de mais pesquisas, no intuito de ampliar evidências e direcionar a atenção e cuidados a todos os envolvidos nos estabelecimentos prisionais.