Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Atenção Integral à Saúde

Mestrado em Atenção Integral à Saúde: inscrições abertas até 11 de novembro

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - Mestrado, contempla profissionais com formação superior em saúde ou áreas afins. Sendo um projeto Interinstitucional com característica interdisciplinar, o Curso é ofertado em associação ampla com a Universidade de Cruz Alta (Unicruz). O Programa possui ênfase em duas linhas, são elas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. 

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde foi recomendado pela Capes em 2013 e reconhecido pelo MEC em 2014. Caroline Rodrigues foi mestranda do Programa e ressalta a característica interdisciplinar da oferta: “O Mestrado em Atenção Integral à Saúde, primeiramente, é uma conquista pessoal e também profissional, é um Mestrado que agrega, que abre portas, que amplia conhecimentos. O Mestrado também possibilita compartilhar com diversos profissionais, cada um na sua área e com sua expertise, por ser interdisciplinar”. 

O Programa está com edital aberto para a turma de 2020. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de novembro, por meio do site do Programa.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde realiza Painel Temático durante o Salão do Conhecimento

                  

O Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) realizou durante a tarde do dia 24 de outubro de 2019, Painel temático durante o Salão do Conhecimento da UNIJUÍ. Na oportunidade, docentes, discentes e egressos do curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde apresentaram projetos e resultados de pesquisa. A atividade consistiu em quatro blocos de apresentações, especificamente dos Grupos de Pesquisa da UNIJUÍ vinculados ao PPGAIS.

De início, a professora Dra. Mirna Stela Ludwig apresentou as investigações cientificas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa de Fisiologia (GPeF). Após, as mestrandas Andrea Cristiani Beuren e Clarissa Chavez Ortiz Roberto falaram sobre a “Pesquisa em Fisiologia com modelos animais e em seres humanos”, apresentando seus projetos de mestrado.

Em seguida, as professoras Dra. Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz e Dra. Eniva Miladi Fernandes Stumm relataram o histórico do Grupo de Pesquisa Cuidado, Gestão e Educação em Enfermagem e Saúde (GPCGES)As mestrandas Caroline Donini Rodrigues e Deise Juliana Rhoden apresentaram as pesquisas que estão em andamento sobre as “Demandas de Cuidado e Segurança do Paciente na Rede de Atenção à Saúde”.

Após breve intervalo, com sorteio de uma cafeteira, a professora Dra. Eliane Roseli Winkelmann apresentou as pesquisas em andamento do Grupo de Pesquisa em Atenção à Saúde (GPAS). Representando egressos do PPGAIS e do GPAS, os egressos Ieda Maria Pedroso Dorneles e Guilherme Galante Heuser explanaram sobre os resultados de suas pesquisas em Reabilitação e Diagnóstico realizadas durante o curso de mestrado.

No final da tarde, a professora Dra. Evelise Moraes Berlezi fez um relato das pesquisas do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (Geron), e juntamente com as professoras Dra. Ligia Beatriz Bento Franz e a professora doutoranda pela PUC-RS Ana Paula Pillatt, realizaram o Lançamento do Livro “Fragilidade em Idosos: Causas e Determinantes”. Posteriormente as egressas do mestrado em Atenção Integral à Saúde, Vanessa Adelina Casali Bandeira e Lílian Corrêa Costa Beber, que participaram da elaboração de capítulos para o livro, falaram sobre seus respectivos capítulos.

Sobre o Mestrado.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).  O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

O Programa está com edital de seleção aberto para a turma 2020 do Mestrado. As inscrições irão até 11 de novembro de 2019. Para se inscrever é necessário acessar a página do programa em https://www.unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado/atenco-integral-sade-850

Informações: email (ppgais@unijui.edu.br) ou telefone (55 3332-0522).


Estudo relaciona a dor de recém-nascidos com procedimentos em terapia intensiva

               

Estudo do Mestrado em Atenção Integral à Saúde da Unijuí, publicado na Revista Brazilian Journal Of Pain, em 2019, fruto da dissertação de mestrado da enfermeira Cibele Thomé da Cruz Rebelato, sob orientação da professora Drª Eniva Miladi Fernandes Stumm, investigou a relação da dor e dos níveis de cortisol livre com procedimentos terapêuticos instituídos em terapia intensiva em recém-nascidos prematuros.

A pesquisa foi realizada com 32 recém-nascidos prematuros submetidos à punção venosa, que foram avaliados quanto à dor e estresse relacionado à ventilação assistida, sedativos, corticoide no pré-natal, tipo de punção venosa, local e número de tentativas.

Os resultados da investigação sugerem que a exposição dos recém-nascidos a procedimentos invasivos é estressante, especialmente quando repetido várias vezes. A punção venosa repetida associada a procedimentos terapêuticos intensificou a dor e alterou os níveis de cortisol dos bebês, o que implica em estresse ao recém-nascido prematuro. Deste modo, o estudo concluiu que é necessário cuidado e manutenção das estratégias de capacitação da equipe que atua com recém-nascidos de alto risco em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), expostos a procedimentos dolorosos. O estudo recomenda ainda que são necessárias novas abordagens com o intuito de avaliar, tratar e prevenir a dor destes, e desse modo, propor estratégias farmacológicas e não farmacológicas que reduzam o estresse do neonato.

A pesquisa completa pode ser conferida neste link.

Sobre o Mestrado

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).  O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

O Programa está com edital de seleção aberto para a turma 2020 do Mestrado. As inscrições até 11 de novembro de 2019. Para se inscrever é necessário acessar a página do programa em ppgais@unijui.edu.br.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde realiza Seminário sobre Envelhecimento

Os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde realizaram, nos dias 11 e 18 de julho, durante as aulas da disciplina de Senescência e Senilidade, Seminário sobre Envelhecimento. Na oportunidade foi proposto pelos docentes da disciplina, Dra. Evelise Moraes Berlezi, Dra. Mirna Stela Ludwig e Dr. Matias Nunes Frizo, atividade aos estudantes, também aberta ao público. As temáticas estudadas e apresentadas pelos mestrandos foram: Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Depressão em idosos, Osteoporose e Doença Oncológica. Após cada apresentação foi proposta a discussão dos temas entre os professores, mestrandos e o público em geral. O seminário viabilizou a comunicação, troca de saberes e atualização científica essenciais para compreender adversidades e construir um entendimento perante o envelhecer.

 


Mestrandos em Atenção Integral à Saúde realizam atividades com uso de metodologias ativas

Nos meses de junho e julho as professoras doutoras do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, Eniva Stumm e Janaina Coser, realizaram na disciplina de Educação em Saúde atividades com o uso de metodologias ativas. Durante as aulas  as docentes contextualizaram a prática da educação em saúde, demonstrando aos mestrandos ações, formas metodológicas de abordagem e políticas públicas na prevenção, promoção e reabilitação da saúde.

A partir da divisão em grupos, compostos pelos mestrandos, foi proposto que os mesmos desenvolvessem uma metodologia ativa a partir do diagnóstico situacional, com o objetivo de promover saúde ao público escolhido com uma ação educativa, possibilitando a realização de apontamentos sobre as dificuldades, possíveis soluções e potencialidades frente à realidade vivenciada. Os discentes também realizaram busca na literatura científica das hipóteses explicativas para os pontos observados no diagnóstico situacional.

A prática de ação-investigação permitiu a identificação de possibilidades de transformação da realidade a partir da observação, reflexão, sugestão de hipóteses de solução e aplicação à realidade. Os discentes realizaram ações educativas, construídas de forma conjunta com a comunidade, estudantes, professores e profissionais. Os grupos contribuíram de forma positiva com as comunidades escolhidas, como também influenciaram positivamente na vida acadêmica dos mestrandos, que como futuros docentes poderão utilizar metodologias ativas para qualificar a assistência nos diferentes âmbitos de atuação. 


Inscrições abertas para Aluno Especial em Atenção Integral à Saúde

Estão abertas as inscrições para o ingresso de Aluno Especial no Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde em associação entre UNICRUZ/UNIJUÍ. As inscrições podem ser feitas até 18 de março. O edital foi publicado na página do Programa, no Portal da Unijuí.

Os candidatos devem inscrever-se pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br, por meio do preenchimento do formulário, disponível junto ao edital. A matrícula deve ser feita de forma presencial na Secretária Acadêmica da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Rua do Comércio, 3000 - Bairro Universitário - Ijuí – RS, entre os dias 20 e 22 de março das 8h às 10h30min e das 13:30h às 17h00min.

As vagas estão disponíveis para as seguintes disciplinas: Experimentação em Modelos Animais, Ensaios Químicos e Biológicos Aplicados em Saúde, Políticas Públicas em Saúde e Pesquisa em Saúde I.

Saiba mais sobre o curso

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar em associação ampla entre Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

O programa busca desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos e reflexivos capazes de intervir na realidade, por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos.

Além disso, busca a formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a atenção integral à saúde.


Últimos dias para inscrição do processo de Seleção do Mestrado em Atenção Integral à Saúde

                 

Estão abertos  dois editais específicos: o primeiro diz respeito ao Processo de Inscrições e Seleção de vagas PROMED, que seleciona médicos. Já o segundo é o Processo de Inscrições e Seleção de vagas PROPUB, para profissionais de saúde que atuam na Rede Pública. As inscrições encerram no dia 01 de março, sexta-feira.

Ambos editais selecionam 4 profissionais cada (com duas bolsas 50%, cada também).  O valor da taxa de inscrição é de R$ 190,00. O processo seletivo será mediante uma prova.

Os detalhes do conteúdo exigido, bem como o edital completo podem ser consultados na página do Programa.

Sobre o Programa

O programa busca desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos e reflexivos capazes de intervir na realidade, por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos. 
Além disso, busca a formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a atenção integral à saúde.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde seleciona profissionais em dois editais

                    

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, em associação entre as instituições Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, publica edital para seleção de profissionais ao curso.

São dois editais específicos: o primeiro diz respeito ao Processo de Inscrições e Seleção de vagas PROMED, que seleciona médicos. Já o segundo é o Processo de Inscrições e Seleção de vagas PROPUB, para profissionais de saúde que atuam na Rede Pública.

Ambos editais selecionam 4 profissionais cada (com duas bolsas 50%, cada também), com prazo de inscrição iniciando nesta segunda, dia 11 e se estendendo até o dia 01 de março de 2019. O valor da taxa de inscrição é de R$ 190,00. O processo seletivo será mediante uma prova escrita.

Os detalhes do conteúdo exigido, bem como o edital completo podem ser consultados na página do Programa.

Sobre o Programa

O programa busca desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos e reflexivos capazes de intervir na realidade, por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos.
Além disso, busca a formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a atenção integral à saúde.


Estudo descreve que gel papacárie é excelente opção para o tratamento dentário de crianças

                

Estudo do mestrado em Atenção Integral à Saúde descreve que o gel papacárie é uma excelente opção para a remoção minimamente invasiva do tecido cariado em crianças que apresentam cárie dentária.

O estudo publicado recentemente na revista Scientific Reports do grupo Nature, intitulado “Costs and benefits of Papacarie® in paediatric dentistry: a randomized clinical trial“ reuniu os resultados da pesquisa básica e aplicada sobre cárie dentária em crianças com o uso de gel Papacarie.

O estudo de autoria de Fernanda Bottega, Dentista e egressa do mestrado em Atenção Integral à Saúde demonstrou que o método químico-mecânico (papacárie) possui um custo (por procedimento) menor comparado com método tradicional (broca), além de que o gel papacárie é uma excelente opção para a remoção minimamente invasiva do tecido cariado, evitando sintomatologia dolorosa e reduzindo ansiedade da criança, apresentando se como alternativa viável para saúde pública.

O estudo, orientado pela professora Dra Eliane Roseli Winkelmann da UNIJUI, contou com ainda com a participação da pesquisadora e dentista Sandra Kalil Bussadori (professora titular da UNINOVE e Universidade Metropolitana de Santos/ São Paulo) assim como da professora participante do grupo de pesquisa em Atenção à Saúde (GPAS), Iara Denise Endruweit Battisti, da Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Cerro Largo), e com o apoio do dentista Tiago Szambelan Pompeoe a professora Eusélia Paveglio Vieira, da UNIJUI.

O estudo discutiu o custo de material e os benefícios do método atraumático de remoção do tecido cariado com o gel Papacárie em crianças, para sua possível indicação em saúde pública. Considerando que há uma significativa parcela da população que possui dificuldade de acesso aos serviços odontológicos, e se mantém com elevado índice de cárie, a utilização de restaurações atraumáticas com gel papacárie facilitariam o atendimento odontopediátrico reduzindo ansiedade, ofertando maior conforto ao paciente e tornando-se uma alternativa viável para redução de custos para unidades públicas de saúde.

O estudo está publicado em  https://www.nature.com/articles/s41598-018-36092-x


Mestrandos realizaram ação educativa a partir de tecnologia de informação e comunicação

                 

Os mestrandos em Atenção Integral à Saúde, Brenda da Silva, Lucianes Dutra, Leonardo Henrique da Silva e Renan Felipe Raisa desenvolveram ação educativa em uma Instituição de Ensino Médio, em Bozano. A ação integra a disciplina Educação em Saúde, do Mestrado em Atenção Integral a Saúde-PPGAIS, sob orientação das docentes Dra. Eniva Stumm e Dra. Janaina Coser.

O processo de educação sofre contínuas mudanças, especialmente pela introdução de novas mídias nos processos educativos, e essas mudanças ocorrem também no método tradicional de ensino, na forma de comunicação comunicacional docente e traz possibilidades de mediação multimidiática da informação. Neste sentido, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser um importante instrumento de auxílio no processo educativo. O referido método não substitui a prática docente, mas acrescenta habilidades e competências que habilitam o docente a efetivamente educar.

Entre estas tecnologias, os smartphones são parte importante da vida moderna, o que não torna surpreendente que a grande maioria dos estudantes tenha um smartphone e que aplicativos de mensagens instantâneas se tornam uma ferramenta popular de comunicação. A partir disto o uso de smartphones e mensagens instantâneas para impulsionar a comunicação e o aprendizado, o aplicativo WhatsApp® tem se tornado importante nesta transmissão de informações e pode ser uma ferramenta na educação em saúde. A partir disto, este trabalho objetivou avaliar o uso do WhatsApp® como uma TIC para educação em saúde.

Participaram do estudo 30 estudantes do Ensino Médio de uma Escola do Interior do Rio Grande do Sul. O trabalho consistiu em dois momentos, no primeiro foi realizada uma palestra informativa e o convite aos estudantes para participarem do trabalho, seguido da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A partir disto foi aplicado um questionário avaliativo, subdividido em três sessões 1) Questões gerais abordando hábitos alimentares e de estilo de vida, 2) Conhecimento sobre atividade física e 3) Conhecimento sobre consumo alimentar e alimentação saudável. A partir daí por um período de 10 dias foram enviadas aos estudantes, diariamente, informações e dicas de saúde e qualidade de vida. Após o período de envio de informações foi realizada uma gincana de saúde, em forma de competição. Os estudantes foram divididos em três grupos e responderam perguntas acerca das informações enviadas durante o período do estudo. Após foi encerrada a atividade com a aplicação do mesmo questionário. Os dados foram analisados com o auxílio do software estatístico IBM SPSS e estatística descritiva.

Participaram do estudo 30 estudantes, destes 16 eram meninas com média de idade de 16,5 ± 1 ano. Em geral os alunos demonstraram já na primeira avaliação um bom nível de conhecimento sobre hábitos de vida saudáveis e alimentação adequada.  Houve diferença estatística após o período de intervenção no tempo de sono que na primeira avaliação era ≥ 8 horas/dia em 45% dos indivíduos passando para 26,7% na segunda avaliação (p=0,002), além do consumo de salgadinhos e doces (balas, chicletes e bolacha recheada) que inicialmente foi de 36,7% ≥ 3 dias/semana, passando para 23,3% (p=0,035) e o consumo de alimentos ultraprocessados (salsicha, presunto, mortadela) que na primeira avaliação p consumo era de ≥ 3 dias/semana para 33.3% dos entrevistados que passou para 20% (p=0,038).

Os dados preliminares deste estudo demostram que o uso de uma TIC para educação em saúde pode ser uma forma importante de mudança de estilo de vida, especialmente no que diz respeito à mudança de hábitos alimentares.

               


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