Congresso Internacional em Saúde é realizado em Portugal com a parceria da Unijuí - Unijuí

Na última semana, entre os dias 17 e 19 de julho, a Unijuí foi copromotora do 11º Congresso Internacional em Saúde em Portugal. O evento, que ocorreu de forma on-line, é organizado por meio de uma parceria entre o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho), em Braga - Portugal, e a Unijuí, com apoio dos cursos da saúde e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde e Educação nas Ciências.

O Congresso Internacional em Saúde é um evento científico que reúne profissionais, estudantes e investigadores da área da Saúde na sua globalidade. O evento teve início na Unijuí em 2011 e, desde 2018, a UMinho é copromotora do congresso, realizado anualmente, de forma alternada entre as duas instituições. Os temas de cada edição propõem reflexões e apresentam resultados de pesquisas em resposta às questões de saúde que emergem no momento da organização. É uma atividade de pós-graduação e intercâmbio de docentes, discentes e profissionais de Saúde e Educação, que enfrentaram as consequências do isolamento físico da pandemia Covid-19, nas novas formas de interagir e comunicar, de modo remoto, híbrido e presencial. O Congresso Internacional em Saúde é fortalecido, anualmente, com a  ampliação da rede de participantes.

Em 2024, o 11º Congresso Internacional em Saúde foi realizado no CIEC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, coordenado pela professora doutora Zélia Caçador Anastácio. O tema de ancoragem foi “Capacitação, Consciencialização e Educação para Ganhos em Saúde desde a Infância”, na perspectiva de que os indivíduos possam gerir, resgatar e promover a sua saúde e a dos outros.

A abertura do evento contou com a participação de representantes da Unijuí, como do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Daniel Knebel Baggio, e da professora da Unijuí, docente do PPG  em Atenção Integral à Saúde e integrante do Comitê Internacional de organização do evento, professora doutora Eliane Roseli Winkelmann.

Nestes três dias de evento, foram realizadas várias conferências dentro da temática. A professora Eliane Winkelmann abordou a “Atividade física e o comportamento sedentário em crianças e adolescentes e a influência no comportamento motor”. Além desta atividade, docentes e discentes da Unijuí apresentaram vários trabalhos científicos e coordenaram as salas de discussão, com os resultados de pesquisas realizadas na Universidade. Além do Brasil e de Portugal, o evento envolveu representantes da Espanha, Itália, Colômbia, Chile, Argentina, Moçambique e Malásia.

Segundo a professora Eliane, a participação e partilha de conhecimentos e experiências enriquecem o encontro, oportunizam aos estudantes a participação em um evento organizado na Europa e permitem que laços de pesquisa possam ser cada vez mais consolidados. O próximo evento será organizado na Unijuí, de 6 a 9 de maio de 2025.