Na última sexta-feira, 10 de dezembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde promoveu um encontro, no Centro de Eventos da Unijuí, que representou o 6º Seminário de Pesquisa, 8º Relatório de Atividades Anuais e o 1º Seminário de Autoavaliação. O PPGAIS é um projeto interinstitucional, com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz).
Os coordenadores do Programa, professores Thiago Gomes Heck e Rodrigo de Rosso Krug, apresentaram informações sobre o funcionamento do programa, histórico, atividades realizadas no último quadriênio, além da produção de mestrandos e egressos.
O Programa vem se consolidando progressivamente por meio de projetos de pesquisa, grupos de estudos, convênios e parcerias, disciplinas obrigatórias de Educação em Saúde e Políticas Públicas em Saúde. A análise do contexto e as intervenções propostas pelo PPGAIS, além da interlocução entre espaços de saúde, visam impactar na melhoria da prestação de serviços de saúde da comunidade e na qualidade de vida dos usuários dos serviços.
Dados do quadriênio 2017-2020 e de 2021 apontam para 16 professores permanentes no Programa e a realização de seis projetos integradores, que vão desde a atenção integral à saúde na pandemia até terapias experimentais farmacológicas e não farmacológicas.
Dos 113 egressos do Programa, 42 atuam em serviços de saúde privados, 35 como docentes no Ensino Superior e 19 continuam sua formação, realizando doutorado em diferentes instituições.
A apresentação foi realizada para os docentes do PPGAIS; vice e pró-reitorias de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí e Unicruz; além dos membros da Comissão de Autoavaliação do Programa, formado por representantes das Comissões Próprias de Avaliação das Instituições, representante discente do programa, representante de egresso do programa e representante da comunidade externa.