Unijuí e Universidade do Minho realizaram o 7° Congresso Internacional em Saúde - Unijuí

Unijuí e Universidade do Minho realizaram o 7° Congresso Internacional em Saúde

O 7° Congresso Internacional em Saúde: Contexto e problemáticas emergentes foi realizado de 7 a 9 de outubro de 2020. Promovido de forma colaborativa entre a Unijuí e o CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, da UMinho - Universidade do Minho, Campus de Gualtar, na cidade de Braga, Portugal, com a coordenação geral foi da Profa Dra Zélia Caçador Anastácio (CIEC Uminho). A Profa Dra Graça Simões de Carvalho (CIEC Uminho, Portugal) e a Profa Dra Eliane Roseli Winkelmann (UNIJUI, Brasil) fizeram parte da Coordenação Internacional do evento.

A primeira edição do evento ocorreu em 2011, acontecendo a cada dois anos, sendo sua segunda, terceira e quarta edição respectivamente nos anos de 2013, 2015 e 2017. No ano de 2018, ocorreu a 5ª Edição do Evento na Universidade do Minho em Portugal, desde então o evento é anual de forma alternada entre Brasil e Portugal. Esta foi a primeira edição do evento totalmente online. Esta decisão ocorreu em virtude da situação da pandemia do novo coronavírus.

Os estudantes e profissionais participantes do evento tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos científicos e assistir conferências e demais atividades da programação científica. Os programas de Pós-Gradação em Atenção Integral à Saúde e Educação nas Ciências participaram de diversas atividades da programação. Além disso, a Profa Dra Eliane Roseli Winkelmann (Unijui) avalia o evento como positivo e que diante da situação atual da pandemia permitiu que os meios digitais pudessem dar continuidade ao evento e a ampla discussão entre os integrantes dos diferentes países. "Vários professores da Unijui participaram do evento como conferencistas, moderadores, comissão organizadora ou científica na avaliação dos trabalhos, divulgação e incentivo junto aos estudantes na construção e apresentação de trabalhos científicos", complementa.

No encerramento do evento também foi lançado 8° Congresso Internacional em Saúde: Determinantes sociais, tecnológicos e ambientais em Saúde, que ocorrerá nos dias 18 a 21 de maio de 2021 (terça a noite, quarta, quinta e sexta), 40 horas de evento e será no formato online pela Unijuí. Os inscritos poderão enviar seus trabalhos científicos até o dia 01 de março de 2021. Mais informações do 7 CISaúde consultar o site: http://eventos.ciec-uminho.org/7cis/