Conhecer um novo país é um sonho para muitas pessoas. Na Unijuí, os estudantes encontram incentivo e suporte para viver essa experiência através da realização de intercâmbios. Foi o que aconteceu com a doutoranda de Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, Diovana Gelati de Batista, que realizou seu doutorado sanduíche em na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, por nove meses.
A doutoranda, que desenvolve o projeto de tese sobre a “Aplicação de Inteligência Artificial para a indicação da presença de Herbicida à Base de Glifosato no solo: uma proposta de uso de minhocas como bioindicadores”, testou e validou os modelos de inteligência artificial durante o doutorado sanduíche, no exterior.
“Fiz uma imersão em ferramentas e algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para a classificação de imagens, o que foi fundamental para o desenvolvimento da minha tese. Além de desenvolver novos conhecimentos e habilidades relacionados aos algoritmos de IA e aplicá-los na minha pesquisa, pude conhecer o trabalho de outros pós-graduandos do IPLeiria, participar de eventos acadêmicos, e conhecer as pesquisas atualmente desenvolvidas pelas universidades portuguesas e de outros países no campo da Toxicologia”, explicou.
Para Diovana, o doutorado sanduíche foi um sonho alcançado. “Foi uma experiência incrível. Pude perceber meu crescimento acadêmico e pessoal durante esse período. Além do desenvolvimento da minha pesquisa, conheci a cultura e a organização do sistema de ensino português. Assim, o período de doutorado sanduíche me possibilitou conhecimentos e vivências acadêmicas e culturais, que expandiram minha formação profissional e humana”.
Você também pode viver experiências transformadoras. As inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado da Unijuí estão abertas. Acesse unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado e conheça os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.