Apaixonada pela matemática aplicada, Andressa Tais Diefenthäler escolheu o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí para seguir seus estudos na área. Com o objetivo de transformar realidades, a doutoranda realiza sua pesquisa voltada à proposição de uma metodologia baseada em redes neurais para a detecção de faltas de alta impedância em um sistema de distribuição de energia elétrica.
“Eu trabalho com os sistemas da rede elétrica e a falta de alta impedância. Ela pode ser entendida como uma falta cujos valores decorrentes são muito baixos, sendo faltas que não são diagnosticadas pelos sistemas convencionais de proteção da rede elétrica. Então, essa pesquisa visa, inicialmente, uma proteção à população e, com isso, trazer ganhos também às concessionárias, aos operadores do sistema elétrico, visto que assim eles podem detectar de forma ágil e acurada uma falta de alta impedância e podem também agir o mais rapidamente possível”, explicou Andressa.
O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional conta com três linhas de pesquisa: Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas; Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados e Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas. A seleção de estudantes para o programa está aberta e segue até 27 de novembro. No total, estão sendo ofertadas 25 vagas para o Mestrado e 10 para o Doutorado.
As inscrições e o edital completo podem ser acessados no site unijui.edu.br/ppgmmc. Para obter mais informações, entre em contato pelo e-mail ppgmmc@unijui.edu.br ou pelos telefones 55 3332 0451 e 55 3332 0200 - Ramal 3408.