Realizada a 8ª edição do Seminário de Formação Científica e Tecnológica - Unijuí

O Centro de Eventos da Unijuí foi sede nesta quarta-feira, 14 de setembro, do 8º Seminário de Formação Científica e Tecnológica (SFCT), promovido pelo  Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA). O evento deixou de ser realizado nos dois últimos anos, 2020 e 2021, por conta da pandemia de covid-19.

Conforme explicou o coordenador do evento e do Grupo de Pesquisa, professor doutor Rafael Frantz, o seminário se originou como um momento de conversa entre os membros do GCA, a fim de formar os estudantes no processo de escrita e de publicação de trabalhos científicos. Ao longo dos anos, o evento mudou o seu formato e hoje é aberto a outros acadêmicos e professores, que unem-se no debate de diferentes temáticas.

“Nós selecionamos alguns trabalhos dentro do grupo, que tinham relação com os temas abordados neste ano, e durante a tarde de ontem, eles foram socializados. À noite, tivemos a oportunidade de conferir a palestra do professor Carlos Molina, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que ministra uma disciplina no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí”, explicou o professor. Molina chegou na cidade no dia 10 e permanecerá até o dia 23 de setembro, contribuindo com a formação de mestrandos e doutorandos.

Participando do evento, o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, ressaltou que um dos propósitos da Universidade é proporcionar experiências internacionais aos estudantes. “Temos um grupo de acadêmicos realizando intercâmbio em países europeus, estamos recebendo 17 alunos estrangeiros, e esperamos que essa integração se amplie cada vez mais, especialmente agora, que passamos do período crítico da pandemia”, afirmou.

A programação teve início às 14h, com fala do professor Rafael Frantz e apresentação do trabalho “Jabuti: A DSL for Writing Smart Contracts in Application Integration” pelo doutorando em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, Eldair Fabricio Dornelles. Também doutorando do Programa, Matheus Henrique Rehbein participou a partir das 14h50, falando sobre o “Modelo Computacional para recomendação de potenciais orientadores em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: um estudo de caso dirigido ao Comung”.

Após o intervalo, as apresentações seguiram com o doutorando do PPGMMC, Luis Adolfo Patiño Hernández, sobre a “Previsão de evasão universitária a partir de análise de dados educacionais”. Às 16h, o doutorando do programa, Fernando Parahyba, abordou o tema “Verifying Jabuti Smart Contracts for Application Integration”. Fechando a tarde, a temática “Evaluation of the Application of the Blockchain Technology as an Infrastructure for Recording Research Protocols on Living Animals Experiments” foi abordada pelo mestrando do programa, Eduardo Oliveira.

À noite, ocorreu a palestra “Towards Redecentralisation: decentralised technologies, research directions and challenges”, com o doutor Carlos Molina-Jiménez, da Universidade de Cambridge. A programação foi transmitida para o campus Santa Rosa.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.