EFA lança o livro “Saberes Plurais” - Unijuí

No último sábado (24.08) aconteceu o lançamento do livro “Saberes Plurais” na Livraria Literatus, com a presença das organizadoras e escritoras Maristela C. Heck, Eduarda V. Burckhardt e demais escritores que colaboraram com a obra.

Impressa pela Editora Unijuí, a obra reúne produções de profissionais de diferentes áreas, articula reflexões e práticas em variados contextos. Há a participação de educadores da EFA, convidados da rede municipal, rede estadual de Ijuí, do Instituto Federal Farroupilha, acadêmicos e professores da Unijuí, psicopedagogos, profissionais do marketing e acadêmicas da UFSM. A obra é resultado de um desejo coletivo de grupo de professores que acredita nos relatos de experiências escolares, nos artigos relacionados a outras profissões como uma maneira poderosa de construir conexões com diferentes saberes.

O livro tem muitos enfoques teóricos, propostas e temáticas que interessam a todos que desejam saber mais sobre as práticas de ensino. Para as organizadoras de “Saberes Plurais”, não há dúvidas de que escrever e socializar é um movimento de empatia, de contextualização do ensino e inspira a reflexão crítica, além de contribuir para um ambiente de aprendizado mais rico e significativo entre os pares. Para o professor doutor Leandro Rener Moura, o livro, por ser produzido por estudiosos, apresenta uma riqueza de vivências dos educadores dentro e fora da sala de aula e destaca “O livro oferece a capacidade de a gente aprender com outros textos; esse aprendizado não é só com relação a temas, mas, sobretudo, à linguagem, à estrutura e à forma como esses autores se colocam em seus textos”.

A coordenadora administrativa da Editora Unijuí, doutora Márcia Almeida, relata que é um orgulho, como Editora Unijuí, fazer parte deste livro, que reúne diversos autores e olhares. “Essa alegria é imensa para a nossa Editora, que também cumpre a missão junto com a universidade, junto com a Fidene e todas as suas mantidas. Então uma editora universitária fortalece a missão de uma instituição no momento em que a gente mostra, em que divulga para a comunidade o conhecimento produzido pela instituição”.

A diretora da EFA Maristela Cristiane Heck destacou que inicialmente, o objetivo era falar sobre a Educação Básica, depois foi ampliado para profissionais de outros espaços educativos, se expandiu e agora conta com autores de diferentes espaços, com diferentes temáticas.”

“Saberes Plurais” está disponível na versão física, no site e na Editora Unijuí.