O 3º Ano do Ensino Médio da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis realizou uma viagem de estudos até a Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. A viagem contemplou estudos realizados em sala de aula nos três anos do Ensino Médio, envolvendo conhecimentos das disciplinas de Física, Biologia e Geografia, no qual os alunos terão que realizar um trabalho interdisciplinar, apresentando aos três professores envolvidos nesta viagem.
A visita iniciou na quarta-feira, 17 de agosto, pelo Parque das Aves - um parque temático localizado em Foz do Iguaçu, que possui cerca de 16 hectares de mata nativa, com 1500 animais de 140 espécies, entre aves, répteis e mamíferos. A professora de Biologia, Sandra Gelati, destaca que “foi possível estabelecer contato com uma enorme biodiversidade existente no Parque das Aves e nos passeios realizados no Parque das Cataratas, verificando-se, também, ações para minimizar os impactos ambientais causados pela instalação da Itaipu, através da educação ambiental.” Em seguida os alunos foram até a fronteira do Brasil e Argentina, no Parque Nacional do Iguaçu, onde fica as cataratas do lado brasileiro. Na quinta-feira, 18, foi a vez de visitar as cataratas do lado argentino, onde percorreram o Parque Nacional Iguazu com um trem ecológico movido por GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).
Segundo o professor de Geografia, Gilmar Antônio Walker, “a viagem proporcionou aos alunos uma vivência prática sobre a Tríplice Fronteira, sobre o comércio intenso realizado em Ciudad del Este, no Paraguai; o fluxo volumoso de turistas no Parque das Cataratas (lado brasileiro e argentino); sobre a conversão em outras moedas (dólar x real); e o trâmite burocrático ao ultrapassar as fronteiras brasileiras, entre outras questões”.
Na sexta-feira, 19, foi a vez de visitar a Usina Hidrelétrica de Itaipu, sendo a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, produzindo mais de 2,7 milhões de GWh desde o início de sua operação. Segundo a professora de Física que acompanhou a viagem, Rúbia Fabiana Dallabrida Herrmann, “a possibilidade de visitar e vivenciar in loco espaços em que conceitos físicos efetivamente são aplicados, possibilita a integração perfeita entre teoria e prática, dando real sentido ao trabalho realizado em sala de aula.”
Próximo à entrada da margem brasileira da usina, fica localizado o Ecomuseu de Itaipu, um espaço onde foi possível conhecer o patrimônio cultural, a memória e a história da região onde a usina foi implantada. Os alunos também puderam fazer um passeio cultural pela cidade de Foz do Iguaçu através do Templo Budista Chen Tien, que preserva a herança oriental da região, aliando a paz dos ensinamentos budistas à beleza dos cenários locais.
As viagens de estudo fazem parte da proposta pedagógica da escola, em que os objetos do conhecimento aliados à BNCC são contemplados e vistos in loco, não apenas na teoria e na sala de aula.