O jogo de xadrez é um meio significativo e prazeroso de envolver as crianças em oportunidades lúdicas, momentos de brincar e aprender. Nessa perspectiva, a professora Silvana Prates Marchioro, propôs a cada estudante dos segundos anos, turmas B21 e B22, a construírem o próprio tabuleiro de xadrez. Esta atividade ocorreu de modo interdisciplinar, junto às professoras regentes Aline Bonesso e Letícia Silva.
Primeiramente, os alunos se mobilizaram para arrecadar tampinhas de garrafa pet, abordando-se assim os estudos do projeto “Unidos para preservar”, o qual visa sensibilizar as crianças em relação à sustentabilidade, reaproveitamento de materiais recicláveis, à coleta seletiva e, consequentemente, à preservação da natureza. Através da prática dialogada e trocas de ideias, construiu-se um lindo percurso, onde todos puderam contribuir.
Nesta proposta interdisciplinar, proporcionou-se às crianças desenvolverem as habilidades motoras básicas através da construção, pintura, recorte e seleção de materiais alternativos para montar o jogo.